04 jan 2013

Como organizar um guarda-roupa compartilhado com outra pessoa

CASA & FAMÍLIA > Organização

Eu nunca tive a sorte de ter um guarda-roupa só pra mim. Cresci dividindo o quarto com a minha irmã e depois me casei, entao, dividir o guarda-roupa com alguém sempre foi algo bem presente na minha vida. Por isso, precisei aprender a organizá-lo bem, de uma forma que nao faltasse espaço pra ninguém e ao mesmo tempo, tudo ficasse prático para o dia a dia.

Sei que organizar o guarda-roupa nao é algo agradável pra todo mundo, mas você tem que entender e aceitar que nao tem como conviver com um guarda-roupa desorganizado. Primeiro porque isso vai dificultar ainda mais o seu dia a dia, fazendo você demorar para encontrar o que quer e depois porque nao ter tudo organizadinho faz você correr o risco de compor sempre os mesmos looks.

Separei algumas fotos do meu guarda-roupa para vocês entenderem como coloco tudo lá dentro. Estas dicas sao boas nao apenas para quem divide o espaço com alguém, mas para quem tem um armário pequeno ou ainda, para quem tem bastante espaço mas nao sabe como organizar. É assim que eu faço:

ROUPAS

– Retiro tudo aquilo que nao me serve ou nao quero mais e faço uma doaçao. Faz bem pra mim e principalmente para quem recebe.

– Feito isso, é hora de retirar do armário as roupas da estaçao que terminou. Por exemplo, agora estamos no verao, entao, retirei tudo o que é de inverno e coloquei em uma Space Bag (já falei dela neste post aqui). Ela ajuda a guardar as roupas sem estragar, reduz o volume e você fica com mais espaço para o que realmente será usado.

CABIDES

– Eu prefiro organizar as roupas por tipo e cor, acho mais fácil. Faço assim: camisas ou blusinhas, do mais claro para o escuro e depois os estampados. Ahhh, os cabides também estao todos virados para o mesmo lado.

– Depois, é hora de pendurar em cabides específicos os acessórios como lenços, cintos, cangas e etc. Em cabides parecidos, penduro as calças e em outro, as saias – especialmente as longas – para que nao amassem.

– Por último, estao os meus vestidos que também seguem uma ordem cromática. Eu tenho muitos vestidos coloridos. Se nao forem organizados assim, eu me perco. Os de festa, que geralmente possuem brilho ou algum material sensível, eu coloco em capas; estas de lojas ou de lavanderia e penduro.

GAVETAS

– Eu tenho apenas 4 gavetas pra mim, entao, é preciso usar com sabedoria. Na primeira, eu coloco as lingeries: de um lado sutiã e do outro as calcinhas. As meia-calças vao na mesma gaveta, só que dentro de um saquinho para nao desfiarem com o atrito da madeira. Os biquínis seguem a mesma lógica. Fica muito fácil encontrar o modelo que quero usar.

– Na segunda gaveta, eu coloco as blusinhas de tecidos que nao amassam ou que nao amassam tanto. Todas enroladinhas porque fazendo assim, cabe mais.

– A terceira gaveta é de roupas de academia. Sao roupas que nao gosto de misturar com as outras. Apesar de eu lavar no dia em que uso, nao acho legal misturar. Sei lá, coisa minha. Na última, estao os pijamas e meias.

SAPATOS

– Minha paixao, meu vício! Queria ter muito mais! Ainda bem que nao tenho espaço em casa e que vir para o Chile me obrigou a vender ou dar a maioria, se nao…hahaha Uso as prateleiras do armário para organizá-los. As botas e sapatos de inverno eu já guardei porque nao vou usar. Os sapatos que estao aqui sao os de verao. Começo pelos tênis, sapatilhas e rasteirinhas. Sempre um pra frente e o outro pra trás. Sobra mais espaço quando você organiza assim. Depois, organizo os sapatos de salto: sandálias, scarpins, peep toes, anabelas, plataformas e etc. Todos por cores também. Sobrou até um espacinho para os meus chapéus. Nao tenho muitos, mas gosto de deixá-los com um certo espaço para nao amassarem ou estragarem.

BOLSAS

– Nao tenho espaço para pendurá-las, por isso, uso uma única prateleira e as organizo em pé, com as alças para baixo para nao estragarem. Da esquerda para a direita estao: carteiras, necessaires (dentro desta prata gigante, tem várias outras) e as grandes. Também separadas por cor. Você pode pendurá-las em cabides específicos para isso se você tiver espaço ou guardá-las dentro de saquinhos de TNT. Eu prefiro deixar assim para ver o que tenho e variar.

JEANS e SHORTS

– Dobrados de uma maneira que nao amasse, coloco os jeans e os shorts em uma prateleira. Assim eles ficam visíveis e ocupam menos espaço do que quando estao pendurados. Como sao organizados na loja, sabe?

A OUTRA METADE

Bem, essa foi a minha parte no armário. Agora mostro a do meu amor, que segue a mesma lógica.

As 4 gavetas dele estao assim: A primeira é de camisas de seleçao ou de tecidos parecidos. A segunda é de camisetas de algodao e polos. A terceira é de cuecas e a última é de bermudas.

Também seguindo uma ordem cromática, estao as camisas e em cabides específicos, as calças sociais e cintos. Ele precisa de um espaço só pra isso porque trabalha assim todos os dias, ou seja, o volume de roupas do tipo é grande. Diferente de mim, ele usa apenas uma prateleira de sapatos, que eu organizo iguais aos meus: por cor e um pra frente e outro pra trás. As chuteiras nao ficam neste armário, mas na lavanderia porque elas sujam com facilidade. Prefiro deixar fora do quarto. Ele possui muitas meias: sociais, de tênis, meiao de futebol… Preferi deixar em um saquinho de TNT para nao ocupar uma gaveta só com isso. Fazendo assim, sobrou espaço para outras coisas.

Bem, esse é o meu armário. Gostaram das dicas? O que fariam diferente? Querem me ajudar? Mandem dicas e/ou sugestoes. Eu adoro! Se quiserem, mandem a foto do armário de vocês também. Espero que as dicas ajudem vocês a se organizarem.

Beijos,

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários
2 comentários em "Como organizar um guarda-roupa compartilhado com outra pessoa"
  1. danielle carolina   03/05/15 • 13h46

    Isso eu posso usar num guarda roupa de solteiro

    • fernanda   07/05/15 • 10h14

      Com certeza! Teria até mais espaço do que compartilhando com outra pessoa.

Anterior
Próximo
Voltar para a home