Sapatos Coloridos – Como usar?

Hoje vou responder a dúvida da leitora Julia Ferreira de Porto Alegre:

“Fê, eu acho lindo os sapatos coloridos mas tenho medo de nao saber como combinar e ficar carnavalesca demais e por isso, acabo sempre usando um preto ou um nude. Tem alguma regra pra isso?”

Eu também amo sapatos coloridos e às vezes até me faltam umas cores mais básicas para compor looks mais neutros; mas realmente, é preciso saber combiná-los.

Nao é difícil nao. Eu sigo 3 regrinhas:

1. Pra nao errar: Look básico + sapato colorido. Essa é a maneira mais fácil se você estiver na dúvida de como combinar as peças. Escolha cores básicas e vai sem medo de ser feliz no sapato mais colorido que você tiver. Dica: ao compor looks coloridos usando jeans, a lavagem mais clara fica mais bonita ainda.

sapato12. “Conjuntinho”: Aquela moda de combinar uma das peças de roupa com o acessório voltou, entao, você pode de repente combinar o blazer com o sapato ou ainda, com o vestido. Ou seja: escolha uma das peças do look com cores próximas ou iguais às do sapato e arrase!

sapato23. Combinar cores harmônicas: Aqui é preciso um pouco mais de “habilidade”, digamos assim. Um truque que ajuda, é conhecer a tabelinha “color block” ou “color blocking”, que ao pé da letra significa “briga de cores”. O que isso quer dizer? Que dentre as cores do seu look, você tem que escolher qual vai chamar mais atençao. Sabe aquela menina super fashion que usa pink com verde e você fica se perguntando como ela conseguiu combinar isso? Entao, pela regrinha color block.

Como funciona isso? Eu acho que a melhor maneira de explicar, é usando a tabela de cores abaixo:

tabela

Na tabela do lado esquerdo, você tem 2 possibilidades de combinaçao: a primera é “acompanhar” a seta no sentido horário, combinando cores que estao uma do lado da outra. A segunda possibilidade, é imaginar uma seta sempre na diagonal, como na foto em que a cor amarela combina com a roxa, mas poderia ser a pink combinando com a verde limao. Sao as chamadas cores complementares, entendem?

A imagem do lado direito, é apenas uma versao ampliada da outra tabela, para mostrar como as possibilidades se multiplicam; mas a partir do momento que você entendeu como usar a tabela do lado esquerdo, vai conseguir tranquilamente combinar as cores como está sugerido na tabela do lado direito.

Lembrando que nesses círculos não tem preto, branco, cinza e várias cores neutras que combinam com praticamente qualquer outra cor.

Se ainda assim você achar complicado, aqui vai um resumao das melhores combinaçoes:

Rosa + verde
Verde + roxo
Roxo + laranja
Laranja + pink
Pink + verde
Amarelo + azul bic
Azul + vermelho
Vermelho + verde

sapato3Imagens: Reproduçao de fotos do Pinterest

Optem pelo que for mais fácil para vocês, mas nao deixem de ousar nas cores. Elas alegram o visual e deixam tudo ainda mais bonito.

Se você também tem alguma dúvida, manda pra mim: contato@pigmentof.com

0 comment

0 comment on Sapatos Coloridos – Como usar?

  1. Villiana Jemima
    abril 1, 2013 at 3:06 pm (2 anos ago)

    Gostei muito das dicas, mas com relação à tabela de cores não consegui entender como faço para combinar, poderia me explicar melhor… Muito obrigada!!! Beijos!!!!

    Responder
    • pigmentof
      abril 1, 2013 at 3:46 pm (2 anos ago)

      Oi Villiana! Dei uma atualizada no post, acho que vai ficar mais fácil agora. Se ficar com alguma dúvida, me avisa. Bjs

      Responder
  2. Dani Castro
    abril 1, 2013 at 11:18 pm (2 anos ago)

    Acabo de comprar 2 calças coloridas: Pink e Amarela….adorei as cores, mas confesso q não to mesmo sabendo como combinar elas com a parte de cima e com o q usar nos pés…..

    Responder
    • pigmentof
      abril 1, 2013 at 11:28 pm (2 anos ago)

      Dani, se guia por essa tabela que nao tem erro. O importante é nao ter medo. Isso é 50% do caminho andado.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>