30 jul 2015

DIY | Como fiz o presente dos meus padrinhos e madrinhas

CASA & FAMÍLIA > Casamento

fernanda-e-narciso-1042-150319084045Quem acompanha o meu blog sabe que ele não é especializado em casamentos mas desde 2014 uma dica ou outra sobre esse assunto, aparece por aqui. Isso porque passei 2014 mergulhada no DIY para encarar sozinha os preparativos de decoração e papelaria do meu casamento, que aconteceu em fevereiro de 2015. Muita coisa já foi compartilhada no menu Meu Casamento mas hoje vou contar mais um detalhe pra vocês que é como eu fiz o presente dos meus queridos padrinhos e madrinhas.

Eu só tive 5 casais de padrinhos. Nossa ideia nunca foi encher o altar de gente e nem mesmo a festa. Sempre pensamos que a lista ideal de convidados é aquela em que você não faz esforço para lembrar quem é importante e enumera as pessoas que realmente frequentam a sua casa e participam dos seus finais de semana e momentos muito, mas muito importantes. Se você partir desse princípio, vai ver que não vai precisar convidar tanta gente. E assim foi com os nossos padrinhos: 5 casais de amigos que viram nossa história de amor nascer, se desenvolver e que de alguma forma fazem parte dela.

Como tudo o que preparei para o casamento tinha a intenção de provocar reações naturais nas pessoas que a correria do dia a dia muitas vezes não permite, o convite dos padrinhos também seguiu essa regra. Eu queria fazer algo que não precisava ser caro mas que tivesse significado. Fazer com que 5 minutos do dia tenha um real significado, tem sido cada vez mais difícil. Nossos compromissos e preocupações muitas vezes nos roubam essa alegria que é deitar na cama após um dia cheio e lembrar daqueles 5 minutinhos que encheram o coração de vida, no sentido real da palavra. Era essa a missão do presente dos meus padrinhos.

O presente foi entregue 6 meses antes do casamento, assim como o site que fizemos que serviu como convite. Como metade dos convidados teriam que vir do Brasil, eu tive que me antecipar para que eles tivessem tempo de planejar uma viagem. A outra metade era formada por chilenos, que também precisavam se planejar já que fevereiro – mês que escolhi – é o preferido por eles para sair de férias. Aqui já fica a primeira dica para você avaliar: o prazo de envio dos convites. Quando você é noiva, cada minuto dos seus dias é focado no casamento mas isso não acontece com os seus convidados. Eles precisam de tempo já que vão pensar no assunto no dia que você convida e depois só na semana que antecede a festa.

Voltando ao presente, eu já sabia que o tema do casamento era viagem mas eu não queria entregar essa surpresa já no convite, só no dia (aliás, guardei esse segredo 1 ano. Ninguém, nem minha família sabia o que ía rolar no casamento. Foi surpresa pra todos e é por isso que deu certo. Muito pitaco não é bom rs), então parti para algo mais “neutro”. Dei umas voltas nas lojas de decoração de Santiago e encontrei uma caixinha bem linda que na verdade era um álbum de fotografia, ou seja, era uma caixinha, dessas que parecem arquivos, só que com esses plásticos de álbuns para colocar fotos. Em segundos me veio uma ideia: personalizo a caixa com os nomes de cada casal por fora, uso o álbum para fazer um livrinho com textos especiais e o interior da caixa para colocar um presente. Pronto, agora era só desenvolver a ideia.

A caixa já tinha uma estampa bem fofa, então eu só coloquei o nome de cada casal do lado de fora.

padrinhos1Ao abrir a caixa, cada casal se deparava com um livrinho. Nesse livrinho que tinha 15 páginas no total (apenas criei maneiras de usar a quantidade de plásticos que já vinha em cada um), eu criei uma capinha e páginas informando o local, a data do casamento, o clima na região e recomendações como o tipo de sapato adequado já que era ao ar livre. O layout de cada página foi feito por mim e impresso em papel foto.

PADRINHOS2

PADRINHOS3Também aproveitei para informar a tabela de cores dos vestidos que na verdade não era uma regra e sim uma luz para ajudar as amigas na hora de escolher. Essa parte também vinha acompanhada de alguns modelos de vestidos e trajes masculinos para se inspirarem.

PADRINHOS4

padrinhos 8

PADRINHOS5Depois das informações principais, vinha a parte mais fofa: cada livrinho tinha a foto do casal que eu estava convidando, um breve texto que dizia o quanto eram especiais pra nós e coisas que só vivemos com cada um deles, mas também fotos e uma apresentação rápida dos outros casais de padrinhos. Isso fez com que todos de certa forma se conhecessem antes do dia do evento. Antes que me peçam, sou sincera em dizer que não vou disponibilizar os textos porque são muito pessoais mas é só você colocar a criatividade pra funcionar que dá certo. Observação: foi feito em 2 idiomas, já que tive padrinhos chilenos também. #trabalhanoiva hahaha.

PADRINHOS6

PADRINHOS7E para fechar o livrinho, tinha uma foto nossa e uma informação dizendo que o presente não tinha acabado. Dentro da caixa colocamos 2 presentinhos, 1 meu e outro do Narciso. Meu presente foi uma pulseira igual para todas as madrinhas, para que usassem no dia como um sinal da nossa amizade. O presente do Narciso foi uma gravata borboleta igual para todos os homens, também como um sinal de amizade. Aqui vão as fotos dos presentes sendo usados no dia.

Os homens fazendo graça…

fernanda-e-narciso-1409-150319091936As mulheres em seu dia de modelos rsrs.

fernanda-e-narciso-1430-150319092143Foi um presente muito barato mas cheio de amor e significado. Era delicioso ver a reação de cada casal ao ler o que significam pra nós, ao ver o cuidado que tivemos em colocar no livrinho a foto mais importante da vida deles, a forma como os apresentamos aos outros casais no mesmo livrinho e o cuidado em fornecer informações valiosas para que se sentissem muito amados no dia.

Se eu tenho algum segredo para compartilhar? Apenas esse: coloque o amor do casal em cada detalhe e esse amor chegará a cada convidado, sem esforço ou gastos sobrenaturais, mas do jeito que tem que ser: simples e impactante.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários
12 comentários em "DIY | Como fiz o presente dos meus padrinhos e madrinhas"
  1. Neyreane Luna   10/08/15 • 21h15

    Me viciei no blog. Não saio mais daqui, haha. Adorei essa dica de presente para padrinhos!!

    • Fê La Salye   22/08/15 • 18h36

      Muito obrigada! Beijos.

  2. Fabiana Carla Santana Fonseca   10/09/15 • 15h48

    Estou encantada com tanta dedicação e carinho que você teve em cada detalhe do seu casamento!
    Adorei todas as suas dicas!
    PARABÉNSS

    • Fê La Salye   12/09/15 • 16h40

      Muito obrigada, Fabiana! Foi tudo feito com muito carinho mesmo, um dia muito esperado. Bjs

  3. Mariana Mazza   17/11/15 • 14h31

    Nossa, você é uma fofa! Viciada no site e nos vídeos! Deveria investir em mais posts sobre DIY, adorei todas as suas dicas sobre seu casamento!

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h24

      Obrigada! Eu até queria investir mais neste tipo de vídeo mas esse tipo de vídeo é o que mais exige tempo, algo que no momento não tenho porque trabalho fora além do blog mas está nos planos. Quem sabe um dia eu consiga me dedicar mais aos vídeos desse tipo. Bjs

  4. Danielli   17/11/15 • 18h03

    Coisa mais linda do mundo..

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h22

      Obrigada :)

  5. Euzy Cleia   23/12/15 • 22h29

    Amei as dicas sobre seu casamento.
    Vou me casar em Julho próximo e quero pessoalmente cuidar de cada detalhe, vou eu mesma planejar todo o evento nos mínimos detalhes e gostei de muitas dicas sua como o Acessor para me auxiliar e o livrinho na cx de convite dos padrinhos.
    Top…
    bjs

    • Fê La Salye   08/01/16 • 16h23

      Fico feliz em ter te inspirado. Boa sorte em tudo!

  6. Carla   20/07/16 • 22h11

    Oi Fernanda, tudo bem? Onde vc comprou essa caixinha?

    • Fê La Salye   05/08/16 • 10h48

      Oi Carla, tudo bem? Me desculpe pela demora mas houve um falecimento na família e tive que me ausentar. Eu comprei no Chile, na loja Casa Ideas mas já tem mais de 1 ano. Nao sei dizer se ainda tem delas para vender. Obrigada!

Anterior
Próximo
Voltar para a home