02/08/2015
13
Como é morar fora, Reflexões

Como é manter um relacionamento/casamento em outro país

Haz clic aquí para leer en Español. | To read in English, click here.

IMG_1872 copy

Muita gente me escreve dizendo que conheceu um chileno ou chilena, começaram a namorar e estão pensando como será no momento em que a relação chegar a um ponto onde um dos dois terá que decidir deixar o país para viverem juntos. Resolvi então falar um pouco da minha experiência.

Narciso e eu somos brasileiros e já namorávamos quando ele recebeu uma proposta de trabalho no Chile. Apesar de sermos do mesmo país e não termos que lidar com diferenças culturais no nosso relacionamento, era a primeira vez em que moraríamos juntos e com um agravante: em outro país.

Todos os que já passaram pela experiência de morar com o parceiro ou se casar sabem que por mais amor que se tenha há uma fase de adaptação. Essa decisão coloca debaixo do mesmo teto duas pessoas que só possuem uma coisa em comum: o amor. Todo o resto – TODO O RESTO – é diferente: a educação que receberam, a família, a organização ou falta dela, hábitos, manias e várias outras coisas. Aliás, é debaixo do mesmo teto que temos a chance de realmente conhecer com quem nos relacionamos e é por isso que muitos têm medo do casamento.

Sempre digo que o conhecimento é a chave de tudo e isso certamente se aplica aos relacionamentos. Conhecer alguém, desde a sua maior chatisse até o que tem de mais encantador, naquele lugar – a casa – onde ela não usa máscaras, não usa disfarces, não escolhe palavras; é sem dúvida a maior prova de amor que outra pessoa pode te dar. Isso é o que faz com que você realmente seja parte da vida dela. Ela te chamou para vivenciar as 24 horas de cada dia da semana e não aquelas 2 horas de um jantar ou de um cinema, onde tudo pode ser como nos filmes, sem tempo para o conhecimento pleno de quem está do seu lado. Dividir o mesmo teto pode ser a coisa mais incrível que você já fez na vida mas também pode ser o maior arrependimento. E não há como prever. Viver é aceitar correr riscos, amar também.

Mas trazendo isso para a decisão de ir para outro país com quem se ama, coloca muito mais coisas em jogo. O princípio é o mesmo: dividir a vida mas as “variáveis” nem sempre andam em harmonia. Quando essa oportunidade bate à porta é preciso analisar tudo e não apenas a vontade de diminuir as distâncias. Às vezes, na tentativa de diminuir as distâncias geográficas, fazemos tudo no impulso sem estudar cada coisa previamente. Com isso, aproximamos as fronteiras mas criamos muros gigantescos de frustrações entre nós e quem amamos, e aí o dia a dia nesse novo lugar fica insustentável.

Vou deixar uma lista que Narciso e eu avaliamos antes de tomar essa decisão. Ela é completamente pessoal e talvez não seja aplicável à realidade de vocês mas ao menos é um norte.

IMG_1890 copy

1. Nosso relacionamento já pode dar um passo desse tamanho?

Antes de analisar tudo o que envolve uma mudança de país, é preciso avaliar em qual fase do relacionamento vocês estão. De repente vocês namoram há menos de 1 ano e podem achar que é cedo para arriscar. De repente essa proposta pode soar como o que faltava para selar a união de vez, já que estão há um tempo considerável juntos. No fundo, pensar nisso ajudará vocês a se conhecerem como casal e a não tomarem uma decisão movida pelo oportunismo ou pelo romantismo. “Nossa, como assim, Fê?” Nestes meus 5 anos morando fora, já vi casais terminarem porque um deles tinha uma proposta de trabalho ou de projeto e o outro não, e mesmo não se amando o suficiente, ficaram juntos pelo tempo do projeto ou contrato nesse outro país, apenas para usufruir do benefício de uma nova cultura, idioma e da experiência internacional proporcionada pelo outro. Resultado: fim do relacionamento, fim de uma amizade, fim da experiência internacional e o início de muitos traumas e rancores. Também conheci os que movidos por uma paixão de 3 ou 6 meses de namoro, tomaram essa decisão e com o passar dos dias não sabiam como lidar com tantas adaptações e ainda ter que dar um jeito de fazer o namoro ficar em pé. Resultado: fim do namoro, pessoas solitárias em outro país, sem amigos, tendo como conhecido apenas o ex, com quem já não dá pra ficar falando todos os dias. Complicado.

2. Se eu não tenho uma proposta de trabalho, eu me encaixo na proposta do meu parceiro?

Essa pergunta não é apenas para saber como o RH do seu marido ou esposa, namorado ou namorada; está considerando você nos planos de mudança mas em como você, que ainda não tem trabalho nesse novo país, está se vendo em deixar a sua profissão e até em depender financeiramente por um tempo do seu cônjuge. Quando o Narciso recebeu uma proposta de trabalho eu estava muito bem empregada, com um bom salário, sendo coordenadora de uma equipe de marketing e com grandes chances de crescimento. Deixar a minha estabilidade profissional não foi algo tão simples, tanto é que só depois de 6 meses que ele estava em Santiago é que eu resolvi me mudar. Não porque ele ou a sua empresa tenham se negado a me incluir no projeto; nós dois temos uma relação com o dinheiro muito pacífica e parceira, graças a Deus, mas porque eu também sou uma pessoa antes de ser parte de um casal, entendem? Assim como estar com ele em cada passo desse novo desafio era importante, continuar sendo a Fernanda La Salye também era. Eu gosto da minha independência financeira, amo a minha profissão, amo meus projetos e sou feliz com os desafios diários que eu tenho. Então antes de mudar de país eu preferi estudar o meu mercado de trabalho e ver qual a maneira mais fácil, rápida e lucrativa de me inserir nele, tanto pelo salário quanto pela realização pessoal. Tudo o que eu não queria era ter depressão em outro país ou sentir que minha vida pessoal paralisou. Acho importante pensarem nisso. Como eu já disse em tantos vídeos, morar fora é diferente de passear pois exige uma rotina e vínculos. Sem eles, tudo é mais difícil.

IMG_1921 copy

3. Estou preparada para ser o único círculo social do meu parceiro e ele o meu, por pelo menos uns 6 meses?

“Ai Fê, claro que sim, a gente se ama.” Quem sou eu para duvidar disso mas minha função aqui é fazer você pensar, algo que cada vez menos as pessoas fazem quando têm a chance de morar fora. Atualmente vocês dois possuem seus amigos, seus familiares, suas rotinas, seus círculos sociais, seus programas ou passeios prediletos, uma vida e rotina sem muitas surpresas mas muito prazeirosa. Ao mudar de país, serão milhões de habitantes desconhecidos e vocês dois. Ninguém mais. NINGUÉM. Pode soar romântico mas sejamos realistas também. Mesmo com 5 anos de Chile e tendo muitos amigos chilenos e estrangeiros, Narciso e eu temos muito claro que somos só nós dois aqui. Eu sou a família dele e ele a minha. Não temos pai, mãe, irmãos, sobrinhos, primos, avós, amigos de infância. Somos nós, pra tudo. Isso deu uma baita fortalecida na nossa relação. Somos verdadeiramente unidos e parceiros em todos os momentos mas isso pode também dar um nó na cabeça de muitos casais. A experiência de morar fora nos fez entender o que um casal realmente deve ter no outro em termos de segurança e companheirismo e isso foi sensacional. Não damos um passo ou tomamos qualquer decisão sem que o outro saiba. Ele tem em mim um porto seguro e eu nele. Sou a família e os amigos que ele deixou no Brasil e vice-versa, em todos os momentos, inclusive naqueles em que os amigos atuais feitos nesse novo país, participam. No entanto, no começo pode ser desesperador não ter mais que duas pessoas em cada um dos planos e programas,  e pra alguns casais pode ser um fardo ser o porto emocional de alguém durante 24 horas e 7 dias da semana, sem pausas. Pense nisso!

4. A mudança de país coloca em risco a nossa união?

Essa talvez seja a coisa mais difícil a se pensar. Narciso e eu sempre pensamos que a nossa união era mais importante do que qualquer oportunidade profissional ou internacional. Morar fora enchia os nossos olhos e ter grandes desafios profissionais também, mas no momento em que cada uma dessas coisas colocasse em risco o que somos juntos, pularíamos fora porque consideramos que o que temos e somos juntos, é maior. Isso não quer dizer que não saibamos aproveitar as oportunidades individuais que recebemos mas sim que já somos suficientemente dois para não aceitar propostas que não permita que continuemos a viver felizes como dupla. Se morar no Chile não permitisse que todos os outros aspectos mencionados fossem bons para AMBOS, jamais teríamos aceitado o risco e se em algum momento já não for mais vantajoso para AMBOS continuar aqui; outro lugar nos receberá, mas SER UM CASAL é a prioridade.

Meu post não tem a intenção de desanimar ninguém. Nós amamos a experiência de morar fora, mas eu também gosto de ler experiências realistas e de mostrar o outro lado da moeda. Não sou mãe ainda mas eu sei que a maternidade também tem seus desafios e dificuldades, no entanto, muitas mães parecem ter medo ou vergonha de mostrar esse outro lado. Eu quero simplesmente que conheçam o outro lado por trás de morar fora. Ter os dois lados da moeda é sempre positivo e se tratando de uma escolha em casal, faz todo sentido. Se alguém quiser contribuir, use os comentários. Espero ter ajudado. Se precisarem de outras dicas para morar fora ou no Chile, cliquem aqui.

 

 

Deixe um comentário
Quer deixar um comentário? É só usar o formulário abaixo mas lembre-se que os comentários do blog são moderados e que para aparecerem aqui devem seguir os critérios de aprovação indicados neste link. Dê uma lida antes de enviar o seu!

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
13 comentários
  1. Sabrina Fornazier - 19/10/2015 - 15h01

    Oi Fê! Adoro os seus posts, porque a maneira como você escreve é tão tocante e verdadeiro. Tenho a impressão de como estivesse falando diretamente a mim. Sempre acompanho seus posts e videos, principalmente no que se refere a morar no Chile. Eu tenho 22 anos e moro em Porto Alegre, estou me formando no final do ano em Administração de Empresas pela Unisinos e estou pensando em ir ano que vem morar em Santiago, porque tenho namorado Chileno.
    O que me dá tranquilidade é eu já ter morado aí seis meses durante meu intercambio e gostado realmente da cidade. Me adaptei bem. Mas o que você escreveu realmente é verdade, e tenho que ver e planejar minha vida de forma que não se paralise em nome do amor. Tenho que pensar em mim também. Mas estou bastante motivada e consciente de tudo.
    Quis compartilhar um pouco da minha história, porque sempre há alguém vivendo a mesma situação ou parecida.
    Deus abençoe teu trabalho. Sempre é um grande prazer e conselho valioso quando leio suas publicações.
    Um beijo,
    Sabrina

    • Fê La Salye - 25/10/2015 - 18h05

      Sa, muito obrigada por compartilhar a sua experiência, você também escreve muito bem. E é exatamente isso: é muito bom mas não pode ser uma decisão baseada apenas no coração. Que Deus ilumine suas escolhas. Bjs

  2. Danielli Lima - 05/01/2016 - 15h43

    Realmente,
    Morar em outro país é complicado. Deve-se analisar tudo antes de tomar qualquer decisão.
    Muito legal o post.
    Beijos

    • Fê La Salye - 14/01/2016 - 17h48

      Exatamente, Dani. É preciso avaliar tudo para não perder o que é mais importante. Bjs

  3. Carol - 05/01/2016 - 16h11

    Adorei a reflexão Fê! Estou passando por este dilema, apesar de ser algo para o futuro! Meu namorado é Argentino e mora no Brasil, porém recebeu uma proposta agora para voltar á Buenos Aires e isso muda tudo pois tenho que decidir sobre este passo importante! haha dormir e acordar pensando nisso já me tira o sono..espero fazer a melhor escolha também!

    Beijos

    • Fê La Salye - 14/01/2016 - 17h49

      Carol, te entendo perfeitamente. Tenho certeza que se analisar tudo vai saber o que fazer. Boa sorte nos seus planos! Bjs

  4. Jessica - 06/02/2016 - 19h36

    Fê, olha que coisa interessante, eu já tinha lido este post assim que foi publicado, mas naquela circunstância minha vida era outra realidade e agora encontro-me nesta situação, tenho um Amor no Chile. Mas como eu já tinha projetos de estudos em Santi, agora um Amor, planificar morar e trabalhar aconteceram naturalmente na minha vida. O mais interessante foi que eu adorei reler este post, e assino embaixo com tudo o que fala. Aproveito para parabenizar o novo Layout do Blog, amei!

    • Fê La Salye - 08/02/2016 - 14h48

      Jessica, as palavras tem um poder incrível quando lidas no momento certo. Que bom que gostou do layout também. Sucesso nos seus novos planos. Bjs

  5. Vera Fonseca - 24/02/2016 - 13h45

    Oiii Fe, tudo bem!!!! a minha historia é diferente, eu sou casada com um chileno e deixei tudo por amor no Brasil e moro aqui no Chile a 14 anos…. é dificil, tudo , culturas diferentes, relacionamento, é muito complicado mais…. com amor se pode tudo !!!
    Besos !!!

    • Fê La Salye - 25/02/2016 - 17h36

      Vera, eu nao tenho o problema da diferença cultural em casa mas você disse tudo: o amor coloca tudo no lugar. Bjs

  6. Ricardo Mercado - 25/01/2017 - 09h17

    Sabio mensaje…

  7. Ju Silva - 09/03/2017 - 19h49

    Fe, conheci um chileno que estava terminando o doc na mesma faculdade que eu fazia minha graduação. Nos apaixonamos perdidamente. Mas ele estava numa situação enrolada com a mãe da filha dele (nenhum dos dois moravam juntos, nunca casaram, mas tinham uma filha).
    Acabou que ele resolveu terminar com ela e ficamos juntos. Depois de um tempo, larguei TUDO pra ir ao Chile com ele. Chegando lá ele se transformou em outra pessoa. Não é ler a mais o mesmo. Voltei ao Brasil muito triste e descobri que estava grávida. Como eu havia ido embora, ele não quis voltar e me deixou sozinha e grávida. Pouco tempo depois, ele e a ex (atual agora ) depois de anos tendo cada um suas vidas, resolveram morar juntos. E a filha adolescente mora com eles.
    E eu com meus 24 quase 25 anos, estou com uma bebê de 1ano, vivendo com meus pais. Me sinto muito triste.
    Tenho saudade do Chile.

    • Fê La Salye - 13/03/2017 - 09h12

      Ju, sinto muito pelo que aconteceu… :( Tenha a certeza de que voce vai superar tudo isso e sua filha terá a melhor mae do mundo. Boa sorte!

Voltar para a home
  • Cajón del Maipo con nosso amigo Hulk 🤟-
Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Cajón del Maipo - Laguna los Patos 😍 -
Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Cajón del Maipo. -
Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Laguna los Patos - Cajón del Maipo -
Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Morro San Cristobal com vista de edificio Costanera 🌇-
Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Banhos Termais del Plomo 😍🌋-
Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • A turma mais animada da temporada “los buenos para el weveo” , já estamos com saudades !🙁 boa viagem amigos, até mais ❤️! -
Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Que beleza mais impresionante galera 😍 Banhos Termais del Plomo 😳🌋
-
Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • 📌 Relógio das Flores, Viña del mar 🌊🇨🇱 -
No ano 1962 foi o mundial de fútbol no Chile, e Viña del mar recebeu presentes dos países que visitaram a cidade, aí Suíça deu o relógio sendo uns dós puntos turísticos mais visitados na cidade.
-
Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Embalse del Yeso ☃️👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • 📌”We are not hippies, we are happies” , Art believe, 2014, Valparaíso -  Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • 📌 Relógio das Flores, Viña del mar 🌊🇨🇱 -
No ano 1962 foi o mundial de fútbol no Chile, e Viña del mar recebeu presentes dos países que visitaram a cidade, aí Suíça deu o relógio sendo uns dós puntos turísticos mais visitados na cidade.
-
⚽️⚽️QUAL FOI O PAÍS QUE GANHOU O MUNDIAL NESSA DATA? - *espero suas respostas galerinha !!!!!! 🇧🇷 Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile