06/09/2015
10
Regiões Principais

SANTIAGO BAIRRO A BAIRRO – AS MELHORES REGIÕES PARA SE HOSPEDAR OU MORAR #2

Haz clic aquí para leer en Español. | To read in English, click here.

Estamos no segundo post da Série Santiago Bairro a Bairro, onde a ideia é fazer com que vocês conheçam melhor como a cidade é dividida e o que cada bairro ou região oferece. No primeiro post eu contei como é feita a divisão por regiões, como funciona o processo eleitoral e outras curiosidades.

Para os posts que viriam em seguida, eu tinha pensado em detalhar uma comuna (região) e seus bairros mas vi que seria uma série sem fim já que são muitas regiões, além do que, sobre algumas não há muito o que falar e não seriam relevantes nem para quem vem como turista, nem para quem vem morar.

Sendo assim, resolvi me basear em um estudo feito pela Cámara Chilena de la Construcción em conjunto com a Universidad Católica de Chile, que se chama ICVU 2015, que visa mostrar o Índice de Qualidade de Vida Urbana das Cidades Chilenas. No link destacado em rosa, você tem acesso ao índice completo de todas as regiões do país, mas neste post falarei apenas de Santiago.

morar no chile

De acordo com a imagem acima, o estudo analisa em cada comuna (região), como são as condições trabalhistas e as oportunidades de trabalho, condições sócio-culturais, se a comuna tem uma boa conexão e mobilidade através dos meios de transporte, como é em relação à saúde e meio ambiente e por último, como é em questão de moradia e o que tem ao redor.

(clique na imagem para ampliar)

Captura de pantalla 2015-09-05 a las 21.11.28

Como puderam ver, as regiões de Las Condes, Vitacura, Providencia, Lo Barnechea, La Reina e Nuñoa, receberam as melhores notas não apenas em Santiago mas em todo o país. Essas regiões – segundo o estudo – são as que mais oferecem melhor infra-estrutura, segurança, meios de transporte, oportunidades de trabalho e outros ítens importantes quando se pensa em moradia, sendo que Las Condes lidera o ranking como a melhor comuna do país para se viver, segundo os critérios utilizados no estudo.

Não é à toa que boa parte dos estrangeiros escolhem essas comunas para morar e até para se hospedar mas vale lembrar que por isso mesmo são as regiões mais caras da cidade. Na imagem abaixo vocês podem ver um gráfico que mostra a avaliação de qualidade de vida de todas as comunas de Santiago. Aonde diz Promedio Nacional e Promedio AMS, é apenas a média dos indicadores usados pelas instituições envolvidas no estudo.

(clique na imagem para ampliar)

Captura de pantalla 2015-09-05 a las 21.13.37

Como puderam ver, aquelas comunas citadas anteriormente aparecem com um grau de qualidade de vida superior. Abrindo a categoria de qualidade de vida dentro da média, está Santiago, que como vimos no primeiro post dessa série, é uma outra maneira de se referir ao Centro da cidade. E ao final do gráfico estão as comunas com um índice de qualidade de vida inferior com relação as métricas mencionadas no começo do post.

santiago-09

Minhas conclusões (e se são minhas, é óbvio que são pessoais. Você não precisa concordar, apenas entender isso):

  • O estudo me pareceu bem realista. Uma nota ou outra sobre determinada comuna pode ser questionada, mas em geral, está bem condizente com as características que cada uma apresenta.

 

  • Se você quer morar em um lugar que proporcione segurança, ótimos colégios, acesso fácil aos principais locais da cidade, boas oportunidades de trabalho, a possibilidade de morar próximo ao “coração” comercial da cidade, então você deveria considerar morar nas comunas de Las Condes, Vitacura, Providencia, Lo Barnechea, La Reina e Nuñoa, mas ciente de que os custos aí são mais elevados (não saberia dizer o custo de vida de cada região mas se quiser ter uma noção genérica de custo de vida no país, clique aqui). A regra se aplica também no caso de escolher uma dessas regiões para se hospedar na sua viagem.

 

  • Se você quer morar em um lugar que proporcione estar próximo a tudo, inclusive de oportunidades de trabalho mas pode (ou precisa) abrir mão de algumas regalias, de tranquilidade (todo centro de cidade tem milhares de pessoas circulando o dia todo e nunca é um local silencioso) e até de uma segurança maior; então você pode optar por morar nos bairros que fazem parte do Centro da cidade. A regra se aplica também no caso de escolher esta região para se hospedar na sua viagem.

 

  • Para se HOSPEDAR: Recomendo apenas as comunas de Las Condes, Vitacura, Providencia, Lo Barnechea, La Reina, Nuñoa e Centro (também conhecida como Santiago), já que as outras são muito afastadas de todos os lugares por onde o turista passa, o que faria com que ele gastasse o triplo com conduções e alimentações.

 

  • Para MORAR: Recomendo que avalie seu poder aquisitivo e necessidades do seu estilo de vida para escolher a comuna ideal, mas como esse é o tópico da opinião pessoal, não recomendo as comunas do gráfico que receberam uma nota inferior no estudo.

 

Para não perder nada sobre esse assunto, fique sempre de olho no menu Bairros aqui no blog.

 

 

Deixe um comentário
Quer deixar um comentário? É só usar o formulário abaixo mas lembre-se que os comentários do blog são moderados e que para aparecerem aqui devem seguir os critérios de aprovação indicados neste link. Dê uma lida antes de enviar o seu!

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
10 comentários
  1. Daniele - 03/05/2016 - 08h17

    Gostei muito da matéria bairro a bairro! Talvez me mude para o Chile e preciso morar próximo a escola. E uma escola que me chamou a atencao foi a Nido de Aguilas. Se tiver informacoes sobre esta escola seria otimo! É brigada

    • Fê La Salye - 09/05/2016 - 10h25

      Em breve falarei sobre o sistema de educação, ta? Obrigada por seguir!

  2. Ana Paula - 26/05/2016 - 22h39

    Penso em ir ao Chile em agosto e gostaria de saber sobre o bairro bela vista , meu marido viu um hotel chamado altura suítes e gostaria de saber se é bom , se o local é seguro.

    • Fê La Salye - 08/06/2016 - 17h29

      O hotel eu nao conheço mas esse bairro é no centro. Como todo centro, é agitado e exige mais atenção mas em geral é uma cidade mais segura que muitas capitais brasileiras. Bjs

  3. Sheila - 08/06/2016 - 14h55

    oi Fe, tudo bem?

    Vou para Santiago em agosto, a trabalho , para dar um curso de comunicação com animais. A pessoa que esta organizando meu curso, sugeriu de procurar um hotel em La Reina ou Nunoa- e também sugeriu o hotel Casa Muriel. Reservei na Casa Muriel mas vi que tinha ótimos comentários e alguns péssimos então queria saber se você conhece outros hotéis bacanas nestes dois bairros, onde eu possa me hospedar com uma amiga por 3 noites! desde ja super agradeço

    • Fê La Salye - 21/06/2016 - 11h07

      Oi Sheila, tudo bem? Nao conheço esse hotel, entao nao sei dizer mas aqui no blog tem um guia de hospedagem com indicações dos leitores. Talvez encontre algo na regiao. Muito obrigada!

  4. Rose - 26/06/2016 - 18h53

    Oi Fê, conheci seu blog à menos de uma semana e já estou viciada! Já perdi as contas de quantas matérias li e quantos vídeos assisti…rs. Morei 4 anos na comuna de Maipú, porém, saí do Chile no ano 2000 e nunca mais voltei. Tenho muita curiosidade em saber como está Maipú, principalmente em matéria de trabalho e segurança. Você conhece essa comuna?

    • Fê La Salye - 28/06/2016 - 10h18

      Obrigada, Rose! Conforme mostrado no mapa, Maipu nao faz parte das melhores regioes da cidade. Existem regioes igualmente baratas porém mais seguras e com mais facilidades, inclusive no centro. Bjs

  5. Maria de Lourdes - 29/10/2016 - 16h17

    A matéria é ótima e na medida certa. Ajudou muito na escolha de onde me hospedar e no entendimento da cidade. Parabéns.

  6. Armando Stelluto Jr. - 08/05/2017 - 15h53

    Prezada Fê.
    Parabéns pelo seu ótimo trabalho. Devo ir a Santiago em junho e suas informações me foram valiosas para eu escolher o hotel, o qual fica em Las Condes.
    Agradeço por sua atenção.
    Att.,
    Armando Stelluto Jr.

Voltar para a home
  • Embalse el Yeso 👏🇨🇱 #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Valparaíso 👏🇨🇱 #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Viña del Mar - Moai 🗿 👏🇨🇱 #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Cajom do maipo - Embalse el Yeso 👏🇨🇱 #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • City Tour Santiago 👏🇨🇱 #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Excursão Viña del Mar - Valparaíso 👏🇨🇱 #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Excursão Vale nevado - Farelones 👏☃️ 🇨🇱 #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Excursão Vale nevado - Farelones 👏☃️ 🇨🇱 #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Passeio Embalse el Yeso 27/8 
Passeios exclusivos grupos pequenos e personalizados.
istoechile@hotmail.com
+56982349850

#chileanwine #privatetour #winestagram #vinho #wine #dicapigmentof #nosnochile #instatravel #embalseelyeso #santiagodochile #istoéchile #cajondelmaipo
  • Passeio Catador Vale di Casablanca 
Kingston Family Vineyards
Reservas : istoechile@hotmail.com
+56982349850
#nosnochile #dicapigmentof #istoéchile #instatravel #valedocasablanca #kingston #wine #winestagram #vinho #privatetour #chileanwine
  • Day Trip Embalse El Yeso 26/8 
Reservations 
istoechile@hotmail.com
+56982349850
#cajondelmaipo #embalseelyeso #cordilheirasdosandes #instatravel #neve #istoéchile #dicapigmentof #nosnochile
  • Excursão Cajom do maipo - Embalse el Yeso 👏☃️ 🇨🇱 #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos