30/11/2015
11
Moradia, Valparaiso, Viña del Mar

5 coisas pra avaliar antes de morar no Litoral do Chile

Haz clic aquí para leer en Español. | To read in English, click here.

Tem sido bem frequente o número de pessoas que me perguntam como é morar no litoral do Chile. Geralmente essa pergunta é feita por meus leitores do norte, nordeste e do Rio de Janeiro. A pergunta é bem válida  já que é comum que as pessoas dessas regiões do Brasil tenham dificuldade para se adaptar – segundo eles mesmos – em outro tipo de cidade.

Eu não moro no litoral do Chile mas o conheço bem e tenho amigos brasileiros e conhecidos do Brasil morando lá, então juntei minhas impressões com as deles para tentar te ajudar.

Confira algumas coisas que você precisa avaliar antes de morar no litoral do Chile:

  1. Tamanho do país e recursos

Como já foi dito em vários posts, inclusive no post sobre os 10 erros que os brasileiros mais cometem ao vir morar no Chile, é que o país é pequeno. Sua população inteira tem menos habitantes que o estado de São Paulo. Esse detalhe faz total diferença na hora de escolher aonde morar aqui, o que faz você entender também porque a maioria dos estrangeiros prefere Santiago e também te ajuda a lembrar que, como os chilenos mesmo dizem, Santiago não é Chile, ou seja, assim como no Brasil, não espere que todas as cidades tenham a estrutura de uma capital.

  1. Mercado de Trabalho

Eu já contei no blog como funciona o mercado de trabalho no Chile e acho super válida a leitura se está pensando em morar aqui. E segundo o que foi detalhado no tópico anterior, é importante ter em conta que é possível encontrar uma boa oportunidade de trabalho fora de Santiago mas desde que haja planejamento e total conhecimento da sua área nesse local, uma vez que quanto menor a cidade, menores as ofertas de trabalho. Avalie bem esse item antes de se mudar.

  1. Água gelada e poucos meses de sol

A grande motivação para morar em qualquer litoral é a possibilidade de ter uma vida mais tranquila e claro, aproveitando a praia. Só que praia por aqui tem outra realidade que nem sempre vem acompanhada de sol o ano todo e de água quente. As praias do Chile se concentram na região de Valparaiso e Viña del Mar, (próximo a Santiago), no norte e algumas no sul do país. No norte do país a água do mar é um pouco mais quente mas vale lembrar que ainda estamos falando do Oceano Pacífico, que tem uma água muito gelada. É bem comum não ver quase ninguém ou apenas surfistas no mar.

Como as cidades no norte do país são pequenas e mais distantes da capital, muitos acabam escolhendo viver nas praias da região de Viña del Mar que está há apenas 1 hora de Santiago e tem mais atrativos para quem vem morar do que Valparaiso, o que juntando com a quantidade de estrangeiros e turistas, faz a cidade ficar bem cheia, especialmente no verão que dura apenas 4 meses aqui.

Essa é outra coisa a se considerar: o verão aqui é curto. Se nos 4 meses de sol já é difícil ver gente na praia, não conte com isso nos 8 ou 9 meses de outono-inverno. Inclusive, é bem comum até mesmo no verão que as pessoas usem uma blusa mais leve no começo do dia e no fim da tarde porque muitas vezes tem mais sol em Santiago que no litoral em si. Praia aqui não é necessariamente sinônimo de calor, então o custo de vida em uma cidade assim pode ser alto se você pensar que terá poucos meses de sol no ano para aproveitar.

  1. Possibilidade de Tsunamis

Como vocês sabem e como eu já detalhei até  em vídeo, o Chile é um país sísmico e muito bem preparado para os terremotos. Ainda assim, as cidades do litoral sempre exigem maior cuidado em acontecimentos como este. Se você andar pelas praias por aqui, vai ver que é bem comum ter placas como “Atenção, risco de Tsunami”. Não significa que a cada tremor ou terremoto do país vai ter um tsunami, também não é pra tanto, mas significa que as pessoas que moram no litoral já sabem que a cada tremor mais forte é indicado que saiam de suas casas e se dirijam a um local mais alto até que passe. Essa é uma adrenalina que você vai ter que conviver.

  1. Alto Custo de Vida

Segundo um estudo feito no país, depois de Santiago, Viña del Mar e Antofagasta (norte do Chile), são as regiões com o custo mais elevado em moradia e educação, o que também deve ser avaliado ao decidir aonde morar.

Estas sãs as 5 diferenças do litoral chileno para o litoral brasileiro que devem ser avaliadas. Não estou dizendo, muito menos os brasileiros que vivem no litoral do país e que me ajudaram a fazer este post, que não é bom morar em Valparaiso, Viña del Mar e no norte do Chile, a ideia é que tenham conhecimento das diferenças para tomarem uma decisão.

Se você mora no litoral do Chile, deixe a sua opinião pra nós.

Deixe um comentário
Quer deixar um comentário? É só usar o formulário abaixo mas lembre-se que os comentários do blog são moderados e que para aparecerem aqui devem seguir os critérios de aprovação indicados neste link. Dê uma lida antes de enviar o seu!

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
11 comentários
  1. wagner - 05/12/2015 - 18h22

    Fe, Boa noite !
    Em se tratando de um aposentado e apenas a esposa se mudando pro Chile, não valeria a pena ir morar no litoral ? pois, não temos mais filhos em idade escolar, seria um custo de vida apenas para duas pessoas, além do clima ser mais agradável, porque dizem que no inverno Santiago fica com um clima muito pesado, a poluição custa a dissipar, é verdade ?
    Obrigado mais uma vez pela sua dedicação !

    • Fê La Salye - 11/12/2015 - 15h09

      A poluição é sempre porque a única forma de acabar com ela seria se o país não tivesse a Cordillera. É um bom lugar para aposentados sim, só precisa avaliar tudo o que disse, que na verdade não são problemas e sim diferenças quando comparado com o litoral do Brasil. Obrigada!

  2. Soraya - 10/05/2016 - 10h09

    Eu acabo de me mudar para Iquique, litoral norte chileno e aqui o custo de vida é bem alto também. O Chile de forma geral tem o custo de vida maior do que grande parte das cidades brasileiras. Aquela coisa que você (em poucos minutos de leitura do seu blog pude perceber) diz sempre: Santiago não é Chile, assim como São Paulo não é Brasil. Não podemos comparar o custo de vida de cidades mais conhecidas do Chile só com São Paulo ou Rio (que sabemos que o custo de vida é elevadíssimo). Eu vim de Vitória, capital do ES. O custo de vida lá é alto (comparado com muitas outras cidades menores do Brasil), mas bem mais baixo que São Paulo e Rio. E sim: acho o custo de vida aqui no norte do Chile bem alto também. Estive em Santiago e aqui é bem mais barato (principalmente quando se trata de transporte). Mas alimentação e aluguel é caro igual. :(

    • Fê La Salye - 16/05/2016 - 16h02

      Exatamente isso, Soraya. Cada cidade num mesmo país tem estilos de vida diferentes e tudo isso tem que ser avaliado. Bjs

  3. Carolina Andrade - 19/07/2016 - 19h52

    Olá Fe! Boa noite!
    Gostaria de saber (mais ou menos) valores de escolas no Chile. Tenho filhos nas idades de 8 anos, 2 e bebê de 3 meses (berçário).
    Em Santiago, quais escolas com valor mediano?
    Obrigada,
    Carol

    • Fê La Salye - 05/08/2016 - 10h44

      Oi Carolina! Me desculpe pela demora mas houve um falecimento na família e tive que me ausentar. Recomendo que leia o conteúdo que está no menu Chile/Quero morar no Chile/Educação. Está tudo em detalhes. Obrigada!

  4. Robson - 04/02/2017 - 11h28

    Tenho uma renda fixa de 10 mil reais, consigo me estabilizar mo Chile?

    • Fê La Salye - 13/03/2017 - 09h50

      Robson, é complicado responder isso porque cada pessoa tem um estilo de vida. Recomendo o post sobre o custo de vida no Chile.

  5. Benay - 05/02/2017 - 13h01

    Boa tarde gostaria de receber algumas informações sobre iquiqui sou surfistas tenho grande interesse em morar no chili em iquiqui queria abrir uma pousada ou um hostel e viver disso tu acha possível seria muito caro para comprar um terreno e construir tens uma ideia de quanto custaria. Obrigado pela atenção

    • Fê La Salye - 13/03/2017 - 09h49

      Infelizmente ainda nao conheco Iquique, nao tenho informacoes de lá que possam te ajudar. Perdao pelos erros, meu teclado é espanhol. Obrigada!

  6. Rubens Santos - 01/05/2017 - 14h02

    Oi já de então parabéns pelo carinho e dedi

Voltar para a home
  • Que beleza mais impresionante galera 😍 Banhos Termais del Plomo 😳🌋
-
Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • 📌 Relógio das Flores, Viña del mar 🌊🇨🇱 -
No ano 1962 foi o mundial de fútbol no Chile, e Viña del mar recebeu presentes dos países que visitaram a cidade, aí Suíça deu o relógio sendo uns dós puntos turísticos mais visitados na cidade.
-
Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Embalse del Yeso ☃️👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • 📌”We are not hippies, we are happies” , Art believe, 2014, Valparaíso -  Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • 📌 Relógio das Flores, Viña del mar 🌊🇨🇱 -
No ano 1962 foi o mundial de fútbol no Chile, e Viña del mar recebeu presentes dos países que visitaram a cidade, aí Suíça deu o relógio sendo uns dós puntos turísticos mais visitados na cidade.
-
⚽️⚽️QUAL FOI O PAÍS QUE GANHOU O MUNDIAL NESSA DATA? - *espero suas respostas galerinha !!!!!! 🇧🇷 Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Valparaíso 👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Embalse del Yeso ☃️👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Olha gente 😱 caindo neve em banhos termais ☃️👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • si vc está pensado fazer Embalse el yeso mais banhos termais só ten falar con nos 👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence
  • Banhos Termais Colina hoje, si vc está pensado fazer Embalse el yeso mais banhos termais só ten falar con nos 👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence
  • Embalse el Yeso 🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence
  • Hoje foi passeio no Parqué Safari 🦁 🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence