06/01/2016
11
Pigmento F

Perguntas nos comentários do Blog: Quais eu respondo e quais não responderei mais

Haz clic aquí para leer en Español. | To read in English, click here.

O blog está caminhando para o seu 4° ano e nesse período muito conteúdo foi criado por aqui e muito conhecimento foi adquirido não só por vocês mas por mim também, principalmente no que diz respeito a administração do blog.

Indo especificamente para a área de comentários, quem segue o blog sabe que eles sempre foram moderados. Por quê? Primeiro porque sempre tem alguém na internet mais disposto a ofender do que gerar uma rede colaborativa e segundo porque ao moderar os comentários eles não são publicados imediatamente, o que permite que você não fique sem uma resposta minha ainda que ela não seja imediata.

Estes sempre foram os motivos dos comentários serem moderados mas agora, depois de tanto conteúdo publicado, surgiu uma outra necessidade que é a de não mais responder algumas perguntas que frequentemente chegam.

Claro que continuarei lendo todos os comentários e feliz por cada um que participa mas só aprovarei e responderei comentários que passem pelos seguintes critérios:

768_min

– Comentários que SERÃO RESPONDIDOS:

  • Responderei todas aquelas perguntas que ainda não foram respondidas dentro do post ou dos posts indicados dentro do texto;
  • Responderei todas aquelas perguntas que ainda não foram respondidas no post FAQ Chile, que é um post que já responde mais de 80 perguntas frequentes dos leitores;
  • Responderei todas aquelas perguntas que ainda não tenham sido respondidas dentro dos próprios comentários deixados no post por outros leitores.

– Como ter certeza que meu comentário foi enviado?

Cada vez que você deixa um comentário no blog você recebe uma mensagem de confirmação de que ele foi enviado com sucesso.

– Quando os comentários são respondidos?

Exceto quando estou viajando e aos finais de semana, todos os comentários no blog são respondidos em até 48 horas. Se passar desse prazo é porque a pergunta ou comentário não foram selecionados.

– Comentários que NÃO SERÃO RESPONDIDOS:

placeit-36

Como regra, continuarei não respondendo a comentários ofensivos, quer sejam a mim ou a outros seguidores. Fora estes e as perguntas que já foram respondidas no próprio post ou em links indicados dentro dele ou nos comentários que outros já deixaram no mesmo post, há outros tipos de perguntas que não tenho mais condição de responder e vou explicar o motivo.

– Fê, você pode fazer um roteiro de viagem para mim?

Este é um pedido que sempre neguei nos e-mails e expliquei os motivos mas resolvi oficializar no blog. Fazer um roteiro dá muito trabalho, mas muito trabalho mesmo. Dá tanto trabalho que as agências de viagem cobram para prestar este serviço. Roteiros são personalizados para cada estilo de vida, período da viagem, quantidade de acompanhantes e por aí vai. Minha função nunca foi me tornar uma agência de turismo grátis para leitores embora eu dê muitas dicas aqui que tornam a viagem de cada um mais barata e melhor aproveitada, estes sim são os meus objetivos como blogueira e fico feliz quando alcanço meu objetivo mas é só isso, pessoal. Porém fiquem tranquilos porque se dedicarem tempo para ler o blog vão ver que possuem tudo o que necessitam para um bom planejamento e o que ainda não está no blog com certeza vai virar um post ou vídeo no futuro se for algo realmente útil para vocês.

– Fê, você pode avaliar um roteiro que já está pronto?

Não posso mas se você ler os comentários dos leitores e as dicas que dou por aqui, vai conseguir avaliar se o roteiro que você tem já está bom o suficiente para a sua viagem.

– Fê, vi que você recomendou isto mas o que acha se eu fizer aquilo?

Eu posso até recomendar uma outra maneira de fazer o que eu já recomendei mas eu não posso recomendar exatamente o que você gostaria que eu recomendasse, entende? A graça de seguir um blog é saber a opinião desse blogueiro e a partir disso avaliar se a recomendação dele é ideal pra você mas sempre tendo claro que a recomendação dele já foi dada no texto.

– Fê, posso confiar no que foi dito no texto? É isso mesmo?

Se está escrito, pode confiar. Se algo mudou, você vai perceber que o começo do post terá a frase “Este post foi atualizado em (data)”. Se você tiver uma informação mais atual que a minha, com certeza o post será atualizado e seu comentário será aprovado, do contrário vale o que está escrito.

– Fê, o que você acha desse hotel ou desta agência turística?

Essa é uma das perguntas mais difíceis de responder porque eu moro aqui há muito tempo e só uso agências de turismo e hotéis quando me hospedo fora de Santiago. Para te ajudar nesse aspecto eu pedi que os leitores comentassem aqui o que eles acharam das agências de turismo que usaram e que comentassem aqui o que acharam dos hotéis que usaram. Essa é uma excelente maneira de você saber outras opiniões mas se a agência e hotel que você precisa não estiverem nestes links e nos comentários destes links, eu só vou responder se eu já tiver usado os serviços deles. Se o seu comentário não for selecionado é porque eu nunca usei estes serviços.

Fê, você acha melhor esse passeio ou esse? Acha melhor esse restaurante ou este?

Isso de achar melhor é bem relativo. No blog eu vou sempre recomendar o que eu prefiro e se eu não gostei de determinado lugar eu vou dizer mas eu não tenho como decidir por você e sinto que alguns preferem que eu decida por eles mas eu não quero ter a responsabilidade da sua possível frustração caso não goste de algo. Espero que entenda.

Fê, você pode me dar dicas para viajar com o meu filho?

Não posso hehe. Eu ainda não sou mãe e nem conheço o seu filho. Tenho certeza que você é a pessoa mais indicada para saber o que é melhor para ele. O que eu posso fazer e que vou continuar fazendo é postar dicas para você avaliar se seria adequado para o estilo de vida da sua família, combinado? Inclusive na categoria Dica para Crianças já tem algumas coisas.

Quantos graus está fazendo aí?

Isso já foi respondido aqui, na categoria Clima e você pode conferir a previsão do tempo na home do blog.

Que roupa eu levo?

Já fiz posts e vídeos dizendo o que trazer em cada estação do ano. É só clicar aqui, na categoria Roupas.

Já tem neve? Quando começa e termina? Quando custa?

Isso já foi respondido aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Levo dólar, euro ou real? Cartão, dinheiro ou outro tipo de pagamento? Quanto de dinheiro devo levar?

Tudo relacionado a dinheiro já foi dito aqui, na categoria Casa de Cambio e Dinheiro e na home você tem acesso ao cambio do dia.

Você pode me dizer se a área x de trabalho é boa aí?

Isso também é muito relativo e no post sobre Mercado de Trabalho no Chile há um disclaimer no final que diz que eu não tenho condições de responder ou saber sobre cada profissão existente nesse mundo, ainda mais se ela daria certo aqui mas o caminho das pedras você encontra no post que mencionei. Se eu souber algo a respeito seu comentário será aprovado, do contrário, me desculpe mas realmente não sei.

– Em qual bairro você mora?

Tenho um grande carinho por quem me segue porque valoriza demais o meu trabalho mas entendam que vocês sabem mais sobre mim do que eu sobre vocês. Por questões de segurança e privacidade prefiro não dizer.

Os critérios para aprovação dos comentários valem para qualquer categoria do blog e não apenas para a categoria Chile.

Se você analisar o post friamente pode até achar que estou nervosa ou com má vontade mas não é nada disso. Sou uma pessoa prática, que gosta de atender bem o meu público. Se tomei estas medidas é para atender melhor a cada um, depositando energias e tempo no que ainda precisa ser feito e deixando de refazer ou voltar a dizer o que já foi dito.

Mais uma vez, obrigada pela compreensão de todos e não deixem de ler o post FAQ Chile ou de ler atentamente os posts e comentários já enviados por outros leitores, antes de enviar o seu. Dessa forma todos nós ganhamos tempo e sua passagem por aqui será melhor aproveitada.

 

Deixe um comentário
Quer deixar um comentário? É só usar o formulário abaixo mas lembre-se que os comentários do blog são moderados e que para aparecerem aqui devem seguir os critérios de aprovação indicados neste link. Dê uma lida antes de enviar o seu!

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
11 comentários
  1. Janaína Genilda - 06/01/2016 - 14h37

    Adorei Fê seu novo critério acho super certo , as pessoas normalmente não querem ler oque já foi publicado. Não sei como você aguenta responder sempre as mesmas perguntas todos os dias.
    Fê nunca desista do seu blog você é uma pessoa incrível e o blog é maravilhoso com tantas dicas e a PF Palette sem comentário perfeito.

    • Fê La Salye - 06/01/2016 - 15h00

      Jana, muito obrigada pelo apoio e carinho de sempre. Fico muito feliz que goste tanto do blog. Um beijo!

  2. Ana Souza - 07/01/2016 - 09h25

    Depois que li que já teve leitores que se candidataram para se hospedar na sua casa, nada mais me surpreende. Essa preguiça e folga que as pessoas tem em pesquisar, ler e tomar as decisões me irrita.
    Adoro seu blog me ajudou muito quando fui para o Chile e recomendo para os amigos que estão organizando suas viagens.

    Bjus

    • Fê La Salye - 14/01/2016 - 17h52

      Pois é… Ana, muito obrigada pelo carinho e por recomendar meu trabalho! Bjs

  3. CAROLINA COSTA - 10/05/2016 - 06h44

    Fe,
    Estou indo para o Chile na próxima semana com uma amiga. Eu li seu post sobre dirigir no Chile. Já estou ciente da parte comportamental dos Chilenos quanto aos pedestres e outros motoristas. Mas minha pergunta é mais especifica. Existem perto dos pontos de turismos em Santiago para estacionar? É tranquilo? Pode deixar carro parado nas ruas? É muito perigoso ir ao Vale dirigindo?
    Aguardo sua resposta e estou adorando te seguir nas redes sociais. Iniciei por conta da minha viagem mas os demais conteúdos também estão bem bacanas. Parabéns!

    • Fê La Salye - 16/05/2016 - 16h00

      Sobre ir ao Valle dirigindo, recomendo que leia a série Especial Neve aqui no blog para tirar suas conclusoes. Há estacionamentos perto dos pontos turísticos mas nao recomendo ir de carro nos passeios do centro pois como todo centro de cidade, é complicado dirigir. Tem mais gente que espaço pra isso. De resto, tranquilo. Obrigada por seguir o blog!

  4. Fernanda Marini - 22/06/2016 - 12h14

    Fê, já te escrevi um email e você me respondeu com muito carinho! Como te disse, conheci o blog por pesquisar sobre Santiago e acabei me tornando fã do seu trabalho.
    Seus requisitos sobre os comentários são super compreensíveis e aceitáveis! Parabéns! Que o blog continue sendo um sucesso! Um beijo!

    • Fê La Salye - 28/06/2016 - 10h31

      Muito origada, Fernanda! É um prazer ajudar meus leitores e saber que gostam do meu trabalho. Bjs

  5. Mariangela Coelho Mattos - 29/07/2016 - 10h23

    Ola estou interessada em conhecer o mercado de trabalho nesta area…
    Sou cabeleireira e instrutora sou tecnica de cosmeticos capilares e tenho vontade de morar no Chile..
    Vc poderia me passar algumas informações pois nunca fui ao Chile.??

    • Fê La Salye - 05/08/2016 - 11h24

      Oi, tudo bem? Recomendo que veja o post sobre o mercado de trabalho no chile e em seguida o menu Chile/Beleza. Muito obrigada!

  6. sonia Araujo - 25/09/2016 - 22h51

    Boa noite.. eu cheguei pensar que meu sabonete estava com problema porque não espumava kkk.. acabei de chegar de Santiago fiquei 8 dias.. E tive dificuldade p achar água sem gás nas lanchonetes….mas no mercado foi fácil.. mais não tinha muita opção… E realmente água da torneira gosto de soro caseiro rs

Voltar para a home
  • Beleza de lá cordilheira de Los Andes 🇨🇱🏔👏-- Para todas as perguntas apenas escreve-nos WhatsApp 📲 +56 9 67101706
-
#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo #pigmentof @likechile
  • Parque bicentenário #mestizo #naoGostei #daCara #masNao #tiveOpcao #eraOmarido #enaoOSogro #masAmo #mesmoAssim #chile #santiago #dicapigmentof #viaje #conLaFamilia #familia #alegria #amor #
  • Troca de guarda no Palácio de Lá Moneda 👮🏽💂🏻‍♀️🇨🇱 #chile #santiago #palaciodelamoneda #dicapigmentof #caraDeSemGraça #masNaoTirei #outraFoto #sogroNao #estavaPerto
  • Plaza de armas #chile #santiago #plazadearmas #lookdodia #muitaFoto #surraDeFoto #modelando #seAchany #quirida #dicapigmentof
  • We Make The Diference !!! Fazemos a diferencia !!! Isto é Chile 
Agencia de Turismo
istoechile@hotmail.com
+56982349850 Whatsapp

#embalseelyeso #cajondelmaipo #instatravel #dicapigmentof #istoéchile #adventure#idventuretravel
  • Olha pessoa outros amigos curtindo y ficando muito felices con nuestro trabalho ☃️👏 #lucerotravelchile 🇨🇱🇧🇷 obrigado por lá confiança 💪 -- Para todas as perguntas apenas escreve-nos WhatsApp 📲 +56 9 67101706
-
#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo #pigmentof @likechile @e1000iana @cicero__antonio
  • Essa foto representa a paciência de meu marido 😒🙄 #masAmo #mesmoAssim #chile #santiago #cousinomacul #vinicola #lindoDia #familia #amor #dicapigmentof
  • Melhor do que as pessoas que estão felizes com o nosso trabalho👏 #lucerotravelchile 🇨🇱🇧🇷 obrigado por lá confiança 💪 -- Para todas as perguntas apenas escreve-nos WhatsApp 📲 +56 9 67101706
-
#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo #pigmentof @likechile @vinicius_santarosa
  • Olha pessoa um Moai 🗿 escultura réplica da Ilha de Páscoa que fica a 3700 quilômetros frente à costa do pacifico -- Para todas as perguntas apenas escreve-nos WhatsApp 📲 +56 9 67101706
-
#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo #pigmentof @likechile
  • Olha Pessoa bicho 😱 una chama 👏 -- Para todas as perguntas apenas escreve-nos WhatsApp 📲 +56 9 67101706
-
#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo #pigmentof @likechile
  • Olha pessoa leões-marinhos desfrutando as ondas do Pacífico🐋🌊🗿🌅🇨🇱🇧🇷 -- Para todas as perguntas apenas escreve-nos WhatsApp 📲 +56 9 67101706
-
#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo #pigmentof @likechile
  • Olha pessoa lembrando copa América que aconteció en Chile junto a nuestros amigos brasileros junto a Motorista Nicolas 👏👏🇨🇱🇧🇷 Para todas as perguntas apenas escreve-nos WhatsApp 📲 +56 9 67101706
-
#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo #pigmentof @likechile