Dica #Desembucha: Salada de Vidro

Você quer reeducar a sua alimentaçao mas nao tem tempo de preparar algo saudável todos os dias? Pois pelo menos com a salada eu posso te ajudar.

Já contei pra vocês que eu preparo a minha alimentaçao da semana no domingo de manha. Eu cozinho todos os alimentos (feijao, arroz, batata e etc) que demoram mais e congelo sem tempero porque aí eles duram mais tempo sem estragar e quando eu vou comer, só preciso temperar, o que nao leva mais que 10 minutos. É rápido, é prático e fica bem gostoso, como se tivesse sido feito na hora porque o que dita o sabor da comida é o tempero, vocês sabem.

E a salada é com certeza um ítem indispensável para quem quer perder peso ou comer de maneira saudável. Hoje eu vou te ensinar a fazer a “Salada de Vidro”, uma dica sensacional que a galera da academia me ensinou. Se trata de uma salada normal, com tudo aquilo que você gosta, com a diferença de que ela será guardada em potinhos de vidro, já temperada, e pode ser conservada na geladeira por até 7 dias sem o menor risco de estragar ou murchar. Olha só:

salada de vidro*Imagem: Reproduçao

  1. A primeira camada a ser colocada no vidro é o tempero: azeite, limao, vinagre, enfim, o tempero que você mais gostar.
  2. Agora é a vez de formar uma segunda camada com ingredientes que podem ser conservados pré-cozidos como grao de bico, soja, quinua, tofu, champignon…
  3. A terceira camada é de legumes mais consistentes como cenoura, tomate, cebola, pepino e outros.
  4. A quarta camada é feita de outros elementos que ajudam a reforçar o gosto do tempero que você usou. Pode ser azeitonas, milho, ervilha, palmito, frutas (para quem curte uma salada agridoce), cebolinha e etc.
  5. E a quinta e última camada é formada por folhas: alface, espinafre, rúcula…

Dica: o tempero da primeira camada nao pode ultrapassar a grossura do seu dedo ou a salada vai ficar muito encharcada. As folhas formam a camada mais generosa e devem chegar até a metade do pote de vidro. Na hora de comer, você pode agitar tudo antes de servir (isso intensifica o sabor) ou misturar tudo no prato. Potes de plástico nao sao recomendados porque fazem as folhas murcharem depois de 2 dias. Se você deseja colocar atum, frango ou outro tipo de carne, o melhor é cozinhar e conservar à parte, misturando apenas no prato.

Neste link tem um vídeo onde eu ensino a fazer.

Essas saladas sao uma ótima maneira de comer bem e economizar tempo. Você pode preparar tudo em um único dia e dá até para levar para o trabalho. É a sua chance de reciclar aquele vidrinho de palmito ou de molho que você nao sabia o que fazer com ele. Viciei na saladinha de vidro!

salada

saladasVale ressaltar que fazer na hora e já consumir, é sempre a melhor alternativa para a sua saúde mas acho importante dividir dicas práticas e que nao prejudicam a sua saúde, quando consumidas no prazo de 1 semana.

Gostaram da dica #desembucha de hoje?

 

 

Author: fernanda

Publicitária, Paulistana e atualmente mora no Chile. Ama cantar, viajar e tudo o que está relacionado com beleza. Nao sai de casa sem maquiagem e menos ainda sem o celular.

Share This Post On

60 Comentários

  1. AMEEEEEEEIIIIII a dica!!! é um overnight oat salgado ;-) mas que dica boa, eu sempre como a mesma salada porque não dá tempo de ficar inventando muito na hora do almoço – essa dica vai me ajudar demais!!

    Post a Reply
  2. Gente, adorei essa ideia !!!!
    Fora a praticidade e pra mim, que sou meo preguicosa isso é uma “mao na roda” pq ja posso deixar preparada e depois ir pegando os frasquinhos …adorei
    bjs

    Post a Reply
  3. amei! muito bom! uma pergunta: pode colocar queijo? por exemplo feta, mozza ou outro? e em que camada? :p obrigada! beijinhos

    Post a Reply
    • Oi Verônica! Pode sim. Eles vao na segunda camada. Nas poucas vezes em que usei queijo, as saladas duraram bem. É questao de observar. Beijao

      Post a Reply
  4. Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeei! Realmente a dica do século. Detesto cozinha para o dia-a-dia, mas esta alternativa facilita horrores. Já fiquei adepta. Muiiiiiiiiiiiito grata pela dica. Bjão!

    Post a Reply
    • Menina, essa dica me salvou também. Tive que compartilhar. beijao

      Post a Reply
  5. so nao entendi uma coisa, a segunda camada é “com ingredientes que podem ser conservados pré-cozidos como grao de bico, soja, quinua, tofu, champignon” como assim?? não é para por o grão de bico cozido, nem a soja?? Pode me explicar melhor?

    Post a Reply
  6. Ameeeei demaaaais!!!
    Um beijão e brigada por compartilhar!!!

    Post a Reply
    • A salada dura até 7 dias, conservada em geladeira e nao no freezer. Bjs

      Post a Reply
  7. Vou testar essa semana!

    Post a Reply
  8. Pode-se congelar os legumes para uma sopa, todo picadinho, incluindo a carne já cozida e picadinha.. Na hora de comer, refoga o alho e cebola, coloca a água para ferver e lança aí os legumes. É vapt e vup, além de delicioso.

    Post a Reply
  9. Fantástica essa dica, farei com certeza.
    Fiquei curiosa e não encontrei essa parte… “Já contei pra vocês que eu preparo a minha alimentaçao da semana no domingo de manha”… Se possível me diga onde está esta postagem, quero muito deixar tudo quase pronto no domingo, sempre acabo pegando algo pronto do tipo “pão e salgadinhos de pacote, ehhehe”
    Tem alguma dica para peixe? será que fica bom deixar assado ou cozido e guardar no congelador as porções da semana?
    E a batata inglesa? Pode por no vidro de salada tb? Não fica aguada?

    Bjokas linda.

    Post a Reply
    • Oi Luara! Na verdade, no menu “desembucha” eu postei todo a minha reeducaçao alimentar, semana após semana, mas devido a tantos pedidos, estou preparando um post sobre como preparo e congelo a comida da semana. Assim que estiver pronto, publico aqui, tá?

      Sobre a batata na salada, nunca testei. Nao sei dizer se fica aguada. E sobre o peixe, vou falar disso no post que estou preparando, tá? Bjs

      Post a Reply
  10. Nossa que tudo… Nossa dá até para colocar trigo e na hora de montar a refeição para levar para o trabalho só acrescentar a proteína.
    Perguntinha: com a umidade alguns grãos como linhaça, trigo, etc. acho que até a lentilha, podem germinar. Será que haveria problema?

    Post a Reply
    • Dayse, na verdade isso nunca aconteceu nas saladas que fiz, até porque as saladas só podem ser conservadas por até 7 dias. Acho que com outros ingredientes juntos, nao há esse risco. Nao sei dizer. Bjs

      Post a Reply
  11. Pergunto, pq germinados eles tem milhões de vezes as propriedades nutricionais deles em estado normal. Ia ser mais agradável ainda. Vou ter que adquirir os potes, pq estou ansiosa para fazer já neste final de semana. Mas amei a dica. Obrigada por compartilhar. bjs

    Post a Reply
    • Entendi. As leitoras estao amando, espero que goste também. Depois me conta, tá? Bjs

      Post a Reply
  12. Fê, adorei o post…mas, eu não posso comer verduras cruas (nadinha) por causa de um probleminha de estomago… Vc tem alguma dica para me ajudar?? bjinhos!

    Post a Reply
    • É mesmo? Entao, o legal dessa salada para que continue intacta todos estes dias, é que os alimentos devem estar pré-cozidos no vidro, exceto as folhas. Acho que dá pra você fazer :)

      Post a Reply
  13. no caso das folhas como alface, acelga, agrião, entre outras, vc lava normalmente e seca bem ou não há problema em guardá-las umidas? posso colocar alho poró,salsa e cebolinha tudo junto? pq eles azedam rapido..e o molho…posso usar molho de saladas pronto? obrigada

    Post a Reply
    • Oi Veronica! Nunca tive problemas em guardar as folhas úmidas no vidro, desde que elas sejam colocadas no vidro no mesmo dia em que você comprou. Aliás, esta salada só garante a integridade das folhas quando lavadas e colocadas no mesmo dia assim que saíram do mercado. Nunca usei salsa, aljo poró e cebolinha na salada, se você testar, me diz se azeda ou nao? Obrigada! Também nao gosto de molho pronto, eu prefiro fazer o meu tempero mas acredito que nao tenha problema nao. Beijos

      Post a Reply
  14. ah grãos integrais como quinoa, amaranto e linhaça vão em qual camada?

    Post a Reply
  15. Adorei a sugestão, e já vou providenciar pra essa semana. Só queria saber se o vinagre é obrigatório? Pois meu marido não gosta de vinagre. Obrigada… Bjus

    Post a Reply
    • Oi Quety! Que bom que gostou da dica. Na verdade, todos os ingredientes que eu disse sao sugestoes, vc pode usar o que quiser. Eu mesma nao curto vinagre. Depois me conta se gostou. Bjs

      Post a Reply
  16. Boa Tarde Fernanda,

    Muito obrigado por permitir a divulgação da sua receita e desculpa a fonte esta equivocada. Os equívocos foram alterados e os devidos créditos da sua página já estão lá.

    Bjks

    Post a Reply
    • Nao tem problema, Shirlene. Obrigada por corrigir. Bjs

      Post a Reply
  17. Acompanhando as dicas. Vou aprender pois o ideal é levarmos a própria comida (saudável) quando temos que permanecer longe de casa por longos períodos. Grato.

    Post a Reply
  18. Muito legal! Obrigada :)

    Post a Reply
  19. ADOREI!!!

    Post a Reply
    • Que bom, Milena! Se você fizer e quiser que a sua foto apareça por aqui, é só publicar no instagram usando a tag #dicapigmentof. Beijos

      Post a Reply
  20. Adoooreiii!! E favoritei o blog! Voltarei mais vezes!

    Post a Reply
  21. Posso fazer sem colocar o tempero, deixando pra temperar no prato?

    Post a Reply
    • Essa salada é demais. Tem vídeo no youtube onde ensino a fazer, viu? Beijos.

      Post a Reply
  22. Aguardando ansiosamente, preciso muito aprender a prepara a comida da semana.

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Andei lendo por aí… | Mad Mary - […] desculpas pra não levar salada pro trabalho… Vou testar e conto pra vcs… http://pigmentof.com/2013/09/09/dica-desembucha-salada-de-vidro/ Saindo do armário… […]

Enviar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>