26/08/2014
49
DICAS ÚTEIS, para FERIADOS

Os temíveis feriados irrenunciáveis do Chile

Haz clic aquí para leer en Español. | To read in English, click here.

Desde que fiz esse vídeo contando um pouco que no Chile temos feriados irrenunciáveis e que nestes feriados não abre nada, a galera surtou hahaha. É bem comum receber emails de leitores que não sabiam como funcionavam estes feriados e me pedem ajuda para saber o que fazer. Então resolvi fazer este post para deixar tudo muito mais claro pra vocês. Para o post ficar mais divertido, usei alguns gifs animados porque é assim que eu imagino a cara do leitor que me escreve quando fica sabendo disso hahaha. Espero que gostem!

Vamos começar explicando que o Chile tem 2 tipos de feriado: o comum, iguais aos que temos no Brasil, e o tal feriado irrenunciável. De acordo com o previsto no artigo 2 da lei 19.973 do código chileno (pra vocês verem que a parada é séria), nos feriados nominados como irrenunciáveis (em espanhol se diz “irrenunciables), não se pode abrir quase nada relacionado ao comércio.

Como assim, Fê?!

tumblr_mbg93tRWmb1qgheexo6_500

É exatamente o que você leu. Não se abrem shoppings e lojas em geral e esse “lojas em geral” significa FreeShop / Duty Free também. Não adianta insistir. Você simplesmente vai dar com a cara na porta. Isso porque os donos destes estabelecimentos, nos tais feriados irrenunciáveis, são obrigados a dispensarem seus funcionários e darem conta de tudo sozinhos. Como é praticamente impossível, 90% prefere fechar o local ou vão pagar uma multa alta. Mas tirando todo o susto que o turista leva, especialmente o brasileiro e mais especialmente ainda o brasileiro que vem de São Paulo e grandes capitais onde nada fecha nunca; vamos combinar que 1 ou 2 dias sem uma ida ao shopping não mata ninguém né, meu povo? Ok que quem vem de viagem tem um tempo menor na cidade que um morador mas ainda assim dá pra se virar nestes dias.

 

Tá. Me acalmei, Fê. Mas e os restaurantes, agências de turismo, cinemas e toooodo o resto? Fecha também?

giphy

Então colega, depende. A mesma lei diz que as pessoas que trabalham com entretenimento (turismo, restaurantes, cinemas, casa de shows e etc) estão liberados desta lei, ou seja, podem abrir DESDE QUE estejam legalmente autorizados para isso. No entanto, é um número bem reduzido do comércio que funciona e quem mora aqui não tem como saber com muita antecedência o que estará aberto.

 

Isso quer dizer que se vou para o Chile em um dia de feriado irrenunciável eu não terei onde me divertir, comer ou fazer qualquer coisa?

Rihanna-angry-2

 

Isso quer dizer que apenas uma parcela bem pequena, mas beeeem pequena dos estabelecimentos já mencionados como restaurantes, agências de turismo, bares e etc, estarão funcionando porque essa parcela mínima terá autorização para fazer isso. Todo o restante estará fechado. Isso não significa que quem não abre sua empresa nesse dia é porque tem um comércio ilegal, não é nada disso. É que apenas uma porcentagem pequena do comércio tem autorização do governo para abrir em feriados irrenunciáveis. É por isso que eu sempre aconselho a quem me pergunta que verifique se a agência contratada vai trabalhar normalmente no feriado irrenunciável. Isso vale para todo o resto: pontos turísticos, estações de esqui, restaurantes, e etc. Tudo o que você pretende visitar nesse dia você precisa consultar previamente para ver se estará aberto. Mas sobre as lojas, que fique muito claro: essas não abrem mesmo, nem qualquer vendinha da esquina, muito menos o freeshop.

 

Minha Nossa Senhora dos Turistas Desesperados, valei-me! Me dá uma dica do que fazer então, Fê!

tv2

  • Vá ao supermercado no dia anterior e compre tudo o que você precisa, caso vá ficar em um flat ou hospedagem que não inclua as refeições.
  • Verifique quais restaurantes próximos a você vão abrir nesse dia. O hotel pode te ajudar.
  • Verifique antes de sair do Brasil se a  sua agência turística vai trabalhar nesse dia.
  • É uma ótima oportunidade para conhecer os parques da cidade, ir para Valparaíso e Viña del Mar. Mas lembre-se: a lei de não abrir nada é no país e não apenas em Santiago. Não saia de Santiago com a ideia de fazer compras em outro lugar do país porque não vai rolar.
  • Se vier pra cá em uma época de feriado irrenunciável, seja ainda mais planejado para não ficar entediado no hotel. Porque tem o que fazer, é só se organizar antecipadamente.

 

Ok, Chica. Muchas gracias, pero… Quais são os dias de feriados irrenunciáveis?

 

Abaixo está uma tabela com todos os feriados chilenos. Apenas os que levam a palavra “irrenunciables” são os preocupantes. Feriados religiosos não são irrenunciáveis mas a Sexta-feira Santa costuma funcionar com um número bem reduzido de coisas abertas também já que o país tem uma tradição católica. Esse seria o o único feriado “considerado” como irrenunciável mas que oficialmente não é.

(calendário de 2016)

calendario chile 2016

Importante:

  • O feriado irrenunciável mais importante do país é o que acontece em setembro. São as conhecidas Fiestas Pátrias (aqui eu falo melhor sobre isso), onde o chileno faz o mesmo “estardalhaço” que nós fazemos no Natal e no Ano Novo, só que com festas que relembram os tempos de colônia. Pelo calendário acima, que é de 2016, nos dias 18 e 19 não abre nada, mas pela minha experiência (eu já moro aqui há um pouco mais de 5 anos), muitas coisas já não abrem 2 dias antes do feriado porque os comerciantes viajam. A cidade só volta ao ritmo normal mesmo lá pelo dia 22 de setembro, ou seja, depois do final de semana.

 

  • Como dito, é impossível saber o que estará aberto com muita antecedência. O ideal é se comunicar com todos os locais que você pretende visitar e checar a informação. O que costuma acontecer, especialmente no feriado de setembro, é as lojas dos shoppings e de rua, supermercados e outros estabelecimentos, abrirem com horário reduzido no dia 17, fecharem nos dias 18 e 19 e irem voltando aos poucos nos dias seguintes. Sabe aquele marasmo do Brasil entre natal e ano novo? É igual aqui, só que em setembro principalmente.

 

  • No menu Chile/Roteiros você pode saber o que acontece em cada mês do ano por aqui e assim se planejar melhor.

Bem gente, espero ter ajudado. Acho que pelo menos agora a situação ficou mais clara. Infelizmente é assim que funciona e eu prefiro não iludir ninguém prometendo que tudo vai funcionar normalmente quando na verdade não é assim. Sejam planejados para não perderem a viagem.

 

 

 

Deixe um comentário
Quer deixar um comentário? É só usar o formulário abaixo mas lembre-se que os comentários do blog são moderados e que para aparecerem aqui devem seguir os critérios de aprovação indicados neste link. Dê uma lida antes de enviar o seu!

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
49 comentários
  1. Leticia Dias - 15/11/2014 - 22h20

    Olá, chego no dia 24/12 os shoppings e supermercados vão estar abertos?Se eu for para Valparaiso e Vina del mar no dia 25/12 vou pegar muito transito? Obrigada. Bjs

    • fernanda - 16/11/2014 - 08h46

      Oi Letícia! Como foi dito, nada, nada mesmooo no país fica aberto em feriados irrenunciáveis e sim, você pega trânsito no dia 25. Beijos!

  2. wania souza lima - 01/04/2015 - 14h14

    Adorei a matéria. Passei minha lua de mel no Chile, 13 anos atrás, justamente na semana das Fiestas Patrias, e nem imaginávamos que seria feriado… descobrimos somente quando chegamos, rsrsrs.
    Realmente tinha muita coisa fechada, mas conseguimos nos divertir bastante. Nós dias 18 e 19 fomos de carro para Valparaisso e Vinã del Mar, que por serem cidades mais turísticas tinham mais estabelecimentos abertos. Fomos também a Valle Nevado, que estava funcionando normalmente.
    Bom, a unica coisa que não conseguimos fazer foi a visita à Vinicola Concha y Toro, não porque estava fechada, mas pelo trânsito horrível que pegamos na estrada que nos fez perder a hora da visita.

    • fernanda - 15/04/2015 - 09h55

      Pois é, acho importante falar disso porque é algo bem diferente mesmo mas dá pra se divertir. Bjs

  3. Barbara Maciel Halfeld - 14/04/2015 - 15h45

    Fernanda, acabei de ver a data de feriados irrenunciáveis, e chego no Chile no dia 15 de julho, e logo no dia 16 temos um feriado, mesmo sendo alta temporada, as estações de esqui vão fechar??

    • fernanda - 15/04/2015 - 09h09

      Fecham sim, é lei no país hehe. E mesmo que alguma abra, só temos como saber o que estará aberto na semana do feriado. Antes é impossível. Bjs

      • Ängela Perotti - 11/07/2015 - 13h20

        Oi Fê.
        Estou com as mesmas datas da Bárbara. Só que dia 16 de julho é feriado religioso. Há alguma opção de neve neste dia?
        Ah! Adorei seu blog ;)
        Abs

        • Fê La Salye - 12/07/2015 - 19h54

          Esse feriado não é irrenunciável. Elas vão abrir. Bjs

    • Fê La Salye - 12/07/2015 - 19h54

      Esse feriado não é irrenunciável, então você não terá problemas.

  4. jessica - 23/04/2015 - 19h54

    Fê, vou para Santiago dia 22 de junho e volto no dia 29 a noite….vi q será feriado, mas não irrenunciável, posso deixar pra fazer as últimas comprinhas (farmácia, shopping e freeshop) nesse dia?

    • fernanda - 25/04/2015 - 10h26

      Sim Jéssica, o único problema é o feriado irrenunciável. Nos outros feriados os lugares trabalham com número reduzido de funcionários mas abrem. Bjs

  5. Ana Claudia Medeiros - 25/04/2015 - 18h23

    Oi, gostaria de saber se bares e boates abrem nesses dias. Estarei em Santiago justamente de 17 a 21/09.

    • fernanda - 05/05/2015 - 19h13

      Oi Ana! Esse feriado é o mais importante do país e por isso muita coisa não abre nos dias irrenunciáveis. Bares e baladas abrem mas em número reduzido, só teremos como saber o que estará aberto no dia mesmo. Bjs

  6. Wilson Mazuqueli - 27/05/2015 - 16h11

    Oi de novo Fernanda…rs… Vou estar aí em Santiago entre os dias 13 e 20 de julho deste ano e vi que vai ter um feriado no dia 16, dia da Virgem do Carmo, já vi que não é um dos irrenunciáveis, mas não sei se vou ter dificuldades para achar lojas, restaurantes, shoppings abertos ou passeios nesse dia. Como é os outros feriados por aí? e principalmente… Não é como no Brasil que emenda num “feriado prolongado” ou é?… Mais uma vez parabéns pelo blog e por ajudar tantos desnorteados…rsrs

    • fernanda - 30/05/2015 - 17h10

      “Desnorteados”. Chorei hhahahaha. Então, teoricamente se não é irrenunciável não tem problema mas um lugar ou outro pode emendar sim mas só se a empresa for pequena. No geral, tudo o que é relacionado ao turismo deve funcionar se não é irrenunciável. Bjs

  7. andreia - 04/06/2015 - 20h12

    Fernanda, vou fazer uma viagem para o chile em setembro e justamente o dia que vou ter inteiro em santiago será dia 18. O que será que consigo fazer neste dia? Será que os cerros San Cristobal e Santa Lucia ficam abertos?
    Alguma feirinha? Ou qualquer outra coisa pra fazer?
    Obrigada

    • fernanda - 14/06/2015 - 14h29

      Os cerros ficam abertos e os parques também. O resto das coisas eu não consigo te garantir. Bjs

      • andreia - 14/06/2015 - 20h58

        Obrigada….

  8. Graziela Ceravolo - 15/11/2015 - 22h33

    Olá Fernanda
    Em qual post vc dá dicas de restaurantes que ficam abertos nestas datas?
    Obrigada

    • Fê La Salye - 11/12/2015 - 15h27

      Graziela, esse é o ponto. Como dito no post, não há como saber antecipadamente o que fica aberto nesta época. Se tem interesse em algum restaurante específico eu recomendo que entre em contato para ver se vão abrir. Bjs

  9. Marianne - 16/11/2015 - 22h39

    Oi Fernanda! Eu li esse post e fiquei de cabelos pro ar. Rs meu último dia em Santiago será dia 24/12. Você indica algum restaurante pra jantarmos na véspera do Natal? To preocupada de não ter nada legal aberto!

    • Fê La Salye - 11/12/2015 - 15h25

      Marianne, como dito no post, não dá pra saber o que estará aberto mas na véspera tem mais coisas do que no dia em si. Bjs

  10. Everton Basilio - 24/11/2015 - 11h30

    Fernanda, Li seu post por cima, e ano passado fui para Santiago, cheguei no dia 31 de dezembro e ainda encontrei algumas coisas abertas, mas algumas fecharam bem mais cedo que o normal. Enfim, esse ano estou indo no dia 24 de dezembro, você acha que no dia 24 de dezembro, encontro algumas lojas de shopping abertas até as 5 da tarde?
    Muito obrigado…

    • Fê La Salye - 11/12/2015 - 15h37

      É provável mas a dica para estes feriados é nao criar muitas expectativas e deixar o principal para ser visto nos dias sem feriados.

  11. Lais França - 06/04/2016 - 10h19

    Fer bom dia!
    Vi no calendário que será feriado dia 27/06 uma segunda feira e estarei no Chile!
    Tinha planejado de ir pro vale nevado funciona no feriado?

  12. Rúbia - 12/04/2016 - 12h52

    Bom dia! Vou para Santiago nos dia 14 á 20 de setembro e não sabia desses feriados. Então se no domingo e provavelmente no sábado nada abrirá o que posso fazer ? Essas festas tradicionais são aonde?

    • Fê La Salye - 21/04/2016 - 18h31

      Recomendo o post sobre as Fiestas Pátrias no Chile. Obrigada!

  13. Giselle Fonseca - 14/04/2016 - 20h05

    Oi Fê!!
    Estou viciada no seu blog.. kkkkkkkkkk
    Me responde uma coisa, nesses feriados que estão me tirando o sono (afffff rsrs), os ônibus, metrô, taxis, etc.. funcionam normalmente??
    Obrigada!!! Bjuxxx

  14. Thábatta - 23/04/2016 - 16h09

    Oiie. Tudo bem? Estarei em Santiago nesse ano (2016) do dia 10 a 17 de setembro e vi que nos dias 18 e 19/09 tem feriado irrenunciável . No dia 17/09 nosso vôo parte de Santiago às 13h30. Será que teremos algum problema para pegar o táxi (para o aeroporto) ou para comprar algumas coisinhas no FreeShop / Duty Free?

    • Fê La Salye - 28/04/2016 - 08h00

      Oi, Thábatta! Como dito no post, Duty Free nao abre nos dias de feriado. Talvez encontre algo no dia 17. Tàxi funciona normalmente.

  15. Deisy - 05/05/2016 - 13h23

    Vou viajar pro Chile dia 14 de setembro e volto pro Brasil dia 22, agora que descobri desse feriado. Estou com medo de perder as feiras de artesanato pois queria muito ir. Sabe se fecham também? Mesmo no sábado?

    • Fê La Salye - 09/05/2016 - 10h24

      Deisy, como dito no post, nao há como saber antecipadamente o que estará aberto. Bjs

  16. Patricia - 08/05/2016 - 21h23

    Oi Fê! To viciada no seu blog! Olha acredito que estarei no Chile em 05/06 feriado irrenunciável de eleições municipais segundo o calendário de 2016. Mas vi no site da Concha y Toro e eles não falam sobre fechar nesse dia. Será que isso vale também para outras vinícolas mais distantes? Seria uma boa opção….o que vc acha? Obrigada. Beijo

    • Fê La Salye - 09/05/2016 - 10h20

      Patricia, tudo bem? Como dito no post, não dá pra saber antecipadamente o que estará aberto. Só ligando lá mesmo. Bjs

  17. PATRICIA - 24/06/2016 - 11h53

    OLÁ!

    ESTOU INDO PARA SANTIAGO AMANHÃ E DESCOBRI QUE TEM UM FERIADO RELIGIOSO (NÃO IRRENUNCIÁVEL) NA SEGUNDA-FEIRA. SERÁ QUE AS CASAS DE CÂMBIO NA RUA AUGUSTINAS ESTARÃO ABERTAS?

    OBRIGADA!

    • Fê La Salye - 28/06/2016 - 10h28

      Desculpe, só via agora porque estava viajando. Geralmente nao abrem nos feriados.

  18. Marina Gerotti - 30/06/2016 - 20h43

    Oi Fernanda!! Parabéns pelo blog, estou navegando desde cedo e amando!! Você poderia me dizer como funciona o horário de funcionamento do Centro e afins no fim de semana? Chego na sexta 5/08 e no sábado pensei em fazer o Turismo no centro!! Muito obrigada!!

    • Fê La Salye - 18/07/2016 - 17h53

      Muito obrigada, Marina! Essa resposta está no post FAQ Chile, categoria Horários Comerciais. Bjs

  19. Isabela - 02/07/2016 - 17h04

    Fe, você saberia me dizer qual horário aproximado os supermercados começam a fechar no dia 17/9 e se tem algum que fecha mais tarde neste dia… Irei chegar no dia 17. Obrigada

    • Fê La Salye - 18/07/2016 - 17h56

      Oi Isabela! Tudo bem? Fecham cedo, geralmente ao meio-dia ou comecinho da tarde. Bjs

  20. ANA CAROL - 14/07/2016 - 18h28

    FE, MUITO LEGAL SUA MATERIA, MAS SÓ CONFIRMAR O DUTY FREE DO AEROPORTO NÃO ABREM NESSES DIAS??

    • Fê La Salye - 18/07/2016 - 18h23

      Sei que é difícil acreditar mas como dito no post, nao rsrs. Obrigada por seguir o blog!

  21. Bruna - 21/07/2016 - 15h54

    Fê me socorre !! Rsrs mulher minha viagem ta marcada pro dia 16 de Setembro e volto dia 20 melhor remarcar a data ??? Tô surtando com esse feriado o principal

    • Fê La Salye - 05/08/2016 - 10h52

      Oi Bruna, tudo bem? Me desculpe pela demora mas houve um falecimento na família e tive que me ausentar. Poxa, nao me sinto confortável em tomar essa decisao por você, espero que entenda. Aqui no blog tem um post sobre o que fazer nas fiestas pátrias. Quem sabe você goste e venha nessa data né? De qualquer forma, os passeios funcionam normalmente, apenas a maioria das lojas e estabelecimentos fecham. Bjs

  22. Joara - 25/08/2016 - 10h10

    Oi, Fernanda! Tudo bem? Adorei o post e foi muito útil, pena que só vi depois de comprar as passagens, haha
    Vou pra Santiago dia 16, chegou a noite.. Fico até o dia 20 e dps sigo para Puerto Varas!
    Peguei bem o final de semana em Santiago. To quebrando a cabeça pra organizar o roteiro.
    Como dia 17 é sábado, achas que o comércio já estará fechado? Não é uma viagem de compras, porém, queria ter a opção de conhecer..

    Eu tinha pensado, inicialmente, em visitar alguma Vinicola + passeio por Santiago no dia 17.. Dia 18, ir para Valparaíso e Vinã del Mar.. Dia 19, de repente, conhecer o Valle Nevado e se der tempo, aproveitar o feriado com as feirinhas e tal. Ainda tenho o período da manhã do dia 20.. (achas que terá alguma coisa aberta dia 20 no período da manhã?). Mas confesso que ainda to meio perdida, haha
    Tens alguma sugestão?
    Beijinhos e obrigada!!

    • Fê La Salye - 30/09/2016 - 14h52

      Joara, me desculpe. Infelizmente nao consegui responder seu comentário antes. Espero que tenha aproveitado a viagem. Bjs

  23. Rubens - 10/09/2016 - 22h15

    Muito bom.

    Gracias.

Voltar para a home
  • Nicolás nosso Motorista - Guia junto a @e1000iana  @helocaracas muito muito obrigado por lá confiança que vc entregan en nossa agência e um prazer haber conocido 👏☃️ 🇨🇱 #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Continuamos marcando a diferença com nossos passeios ofreciendo o melhor para os nossos turistas ☃️☃️☃️ PARQUE FARELONES 🇨🇱 #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Nossos novos amigos !!!! Passeios Privativos 
Reservas istoechile@hotmail.com
Whatsapp +56982349850
#aquiestacoco #valenevado #farellones #neve #snow #citytoursantiago #istoéchile#privatetour #santiagodochile #santiagodochileparabrasileiros #dicapigmentof #instatravel
  • Continuamos marcando a diferença com nossos passeios ofreciendo o melhor para os nossos turistas ☃️☃️☃️ Cajom do maipo - Embalse el yeso  Piquinique 🇨🇱 #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Continuamos marcando a diferença com nossos passeios ofreciendo o melhor para os nossos turistas ☃️☃️☃️ Cajom do maipo - Embalse el yeso 🇨🇱 #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Dia em Parque Farellones com nossos clientes hoje Familia ☺️
Isto é Chile Turismo
Reservas : istoechile@hotmail.com
Whatsapp +56982349850

#parquefarellones #valenevado #cordilheiradosandes #dicapigmentof #nosnochile #neve #snow #farellones #istoéchile #instatravel
  • Hoje o passeio Valle nevado e Farellones 
#valenevado #farellones #parquefarellones #dicapigmentof #istoéchile #nosnochile #neve #privatetours #cordilheiradosandes
  • Nossa amiga suleni de volta ☺️🇨🇱 amiga seja bemvinda sempre  casa do seus amigos chilenos 🇨🇱 #instatravel #privatetours #nosnochile #dicapigmentof #valedocasablanca #vallecasablanca #bodegasre #casasdelbosque #wine#vinhochileno
  • Continuamos marcando a diferença com nossos passeios ofreciendo o melhor para os nossos turistas ☃️☃️☃️ #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Continuamos marcando a diferença com os nossos passeios e nossa guia Constance ofreciendo o melhor para os nossos turistas ☃️☃️☃️ #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Hoje 29 junho estamos em vale nevado !
Reservas 
istoechile@hotmail.com
+56982349850
#valenevado #farellones #parquefarellones #neve #cordilheiradosandes #dicapigmentof #nosnochile #privatetours #instatravel
  • Nossos amigos brasileros disfrutando e dançando en cajom do maipo ☃️☃️☃️ #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos