20/03/2015
0
Dicas para Blogueiros

Algumas razões porque não é recomendável falar de um único assunto em um blog

Haz clic aquí para leer en Español. | To read in English, click here.

“Fê, porque você não deixa as dicas de viagem de lado e fala só sobre beleza? Suas dicas nesse assunto são ótimas!”

“Por que você não se dedica apenas às dicas do Chile? Teria menos trabalho pesquisando apenas 1 assunto e mais seguidores.”

“Que tal deixar os posts de lado e fazer apenas vídeos?”

6-de-março-2014-015

Sugestões como as que vocês acabaram de ler chegam diariamente pra mim pelas redes sociais e por email. São sugestões bem diferentes e todas chegam na mesma proporção, o que às vezes me deixa bem confusa porque nunca é uma unamidade, ou seja, eu poderia passar a falar só do Chile caso 60% das pessoas sugerissem isso ou falar só de beleza caso a maioria só pedisse esse assunto ou ainda, fazer apenas vídeo caso a boa parte dos que me escrevem com esse pedido fosse superior aos que me pedem as duas coisas anteriores. Mas não é com essa facilidade que as sugestões chegam.

Então eu resolvi escrever sobre isso. Acho legal que os leitores saibam como funciona a escolha das pautas que são publicadas em um blog e porque certas sugestões não podem ser acatadas.

Há anos atrás, os blogs começaram como diários virtuais. Qualquer pessoa criava um domínio na internet, criava um blog e contava o seu dia a dia, suas felicidades, frustrações, viagens e tudo o que acontecia com ela. Nessa época, os blogs ainda não tinham a pretensão de ajudarem ou darem dicas a alguém e quando isso acontecia, era de forma indireta. O blogueiro não necessariamente pensava nisso ao publicar um post.

Com o tempo isso foi mudando ao ponto dos blogs serem reconhecidos como revistas eletrônicas que com uma linguagem mais informal poderiam chegar a todo tipo de público com dicas e prestações de serviços bem diferenciadas. Foi quando as empresas começaram a ver nos blogs um canal de divulgação e também foi quando muita gente realizou o sonho de viver dos seus textos que prestam sim uma assessoria a quem lê. O cenário mudou completamente para o leitor e para o blogueiro. Virou profissão. Virou fonte de informação. Virou indicação de amigos a outros amigos que são beneficiados de alguma forma com as informações entregues por este blog.

É por isso que sempre haverá espaço para novos blogueiros porque o universo de assuntos é bem vasto e há leitores com milhares de preferências no mundo todo que sempre vão se identificar com a maneira de escrever ou de se expressar de um blogueiro.

Mas então por que não é interessante falar de um único assunto em um blog?

  • Diversidade de Público

O primeiro motivo é justamente a diversidade de público. Quando você fala apenas de um assunto você limita demais o seu público porque nem todo mundo continua ali pra sempre. Isso acontece muito, por exemplo, com blogs de viagem que falam de um único destino. Vou explicar usando o Pigmento F mesmo como referência. Se hoje o blog falasse apenas do Chile e de nenhum outro assunto, eu teria um público essencialmente turista, que viria a qualquer lugar desse país e que passada a viagem não teria muitos motivos para continuar como meu seguidor, a não ser pela afinidade, pela gratidão às dicas oferecidas ou pela saudade do lugar que visitou. Fora isso, nada mais o prenderia aqui por muito tempo e isso é super natural, entendem? É por isso que os blogs de viagem geralmente se dedicam a falar de mais de 1 destino porque aí você garante uma visita diária dessas pessoas que chegam ao seu blog não apenas porque fala do Chile, mas porque fala dos Estados Unidos, de Dubai, de Paris, da Austrália e com a mesma riqueza de detalhes em todos os destinos. Mas para fazer isso o blogueiro precisa estar imerso nessa realidade e viajando sempre para oferecer mais conteúdo a cada dia. Ele literalmente transforma as suas viagens em profissão e sempre vai precisar colocar a mochila nas costas para descobrir algo novo para nos contar.

Em resumo, ele terá que largar o seu emprego e pra isso ter condições de viver do que escreve e assim investir em novos destinos para colocar dicas realmente viáveis, de quem viveu aquilo e não apenas leu em algum lugar e transcreveu. Eu vou adorar fazer isso se um dia for possível porque viajar faz mesmo parte da minha vida, é um dos assuntos que mais leio e gosto de escrever, mas ainda assim; eu não deixaria de falar de outras coisas no PF por razões que ainda explicarei neste post. O Chile e as dicas de viagem em geral estão entre os ítens mais lidos no PF? Sem dúvida! Mas não é o único assunto mais lido também.

  • Mais do Mesmo

Outro motivo porque não é legal falar apenas de um único assunto em um blog, é porque você  corre o risco de ser mais um na blogosfera, especialmente se esse assunto já é bem falado em outros sites. É o caso do assunto beleza. Esse foi um dos assuntos que alavancou a vida de muitas blogueiras que hoje fazem de seus textos a sua profissão. Exatamente por isso é que embora cada blogueiro tenha um ponto de vista diferente sobre um mesmo produto e uma linguagem toda sua para resenhar sobre ele; é que fica mais difícil para novos blogueiros competirem com a credibilidade tão merecida e brilhantemente conquistada por blogueiros que estão há anos fazendo isso.

Se a blogueira “Josefina Noronha” (apenas para colocar um nome, acho que ela não existe) e outras 10 blogueiras são super conhecidas por escreverem tão bem sobre este assunto, é claro que milhares de pessoas vão ir ao site delas primeiro antes de irem ao seu para ler sobre a mesma linha editorial. Isso não quer dizer que todas as pessoas que se interessem por beleza vão seguir as que já são conhecidas mas quer dizer que as que vão te procurar para ler exclusivamente sobre isso representam um número bem menor e que muitas vezes não compensa para este novo blogueiro dedicar horas de pesquisa, escrita, edição de fotos e etc; para falar apenas sobre isso em seu blog. Fora que pra falar de um assunto só dá ainda mais trabalho, exige ainda mais da criatividade. É o caso de blogs de casamento. Esses blogueiros sempre estão atrás de diferentes tipos de casamento, de ideias originais, de dicas que vão além do dia do sim, fora a necessidade de contar com um material bonito, fotos maravilhosas, vídeos inspiradores e por aí vai.

  • A pluralidade é um diferencial

E ainda sobre os vídeos, eu realmente sou apaixonada por eles. Apesar de ter que dedicar muito tempo para pensar em ideias originais, gravar, editar e tudo o que envolve um vídeo; eu e todos os que estão no Youtube precisam sempre assistir os vídeos de outras pessoas para sentir que tipo de assunto interessa quem gosta desta mídia, buscar melhorias em suas edições e muitos outros fatores. O vídeo com certeza é uma maneira bem legal do seguidor se sentir mais próximo ao seu youtuber e do youtuber se sentir mais próximo de quem o assiste, mas não pode ser a única maneira de falar com ele quando a ideia é entregar informações minuciosas. Há informações que nunca serão respondidas completamente em um vídeo porque para que seu seguidor saia realmente satisfeito e com todas as dúvidas respondidas, você vai precisar complementar o que disse em vídeo com links para ele pesquisar, fotos para que ele visualize o que você disse e tudo aquilo que for necessário para que ele veja o seu material e pense: caramba, essa pessoa salvou a minha vida. Nossa geração é acelerada, tudo é pra ontem, tudo tem que ser resolvido e respondido em frações de segundos. Quem se limita a um único assunto ou mídia para divulgar o seu trabalho pode rapidamente perder esse seguidor para alguém que vai fazer tudo isso de uma forma mais completa.

E para terminar, um blog precisa ser profissional e apresentar tudo isso que eu disse pra vocês e ainda assim ser humano. Quem me lê do outro lado precisa sentir que tenho medos, alegrias, ansiedades, decepções e uma vida comum, como todos. Precisa criar uma identificação com quem o segue e é por isso que ver algo da vida pessoal desse blogueiro também é necessário. Ter no blog posts que divida um pouco da vida pessoal de quem escreve com o seu leitor, é gerar aproximação e afinidade; proporcionando ajuda em outros aspectos da vida que nem sempre esse leitor vai conseguir com uma pessoa próxima a ela. Sabe aquele ditado que diz que santo de casa não faz milagre? Pois é, às vezes um blogueiro distante faz.

Claro que muita gente pode ter uma opinião diferente da minha mas eu só posso falar das minhas experiências, né? E os meus anos de experiência como redatora em outros blogs, com o Pigmento F e como gestora de mídias sociais para diferentes públicos (pra quem não sabe, eu sou publicitária) me ensinou que um blog que se dispõe a ser uma revista eletrônica que fale sobre os muitos lados do seu mundo, tem mais chances de fidelizar um público realista, ou seja, um público que também gosta de diferentes coisas; do que um blogueiro que decidiu falar de uma coisa só. É por essas e outras que o Pigmento F nunca trará pra vocês apenas um lado do que eu gosto mas o máximo de coisas diferentes que eu também gosto e que as estatísticas do Google Analytics (site que faz uma avaliação de tudo do seu público e blog: o que mais leem, o que menos leem e etc) me provam diariamente que esse é o caminho mais produtivo. Um assunto pode ser mais publicado do que outros, é normal e é condizente ao feedback que esses relatórios entregam ao blogueiro. Ele sempre vai falar mais sobre o que tem maior procura mas o mesmo relatório também diz que não é inteligente abandonar os que te seguem por outros assuntos que também são bem procurados.

Espero que este post tenha matado a curiosidade dos leitores e ajudado quem começou ou pensa em ter um blog.

*Imagem: Pinterest

 

 

 

Deixe um comentário
Quer deixar um comentário? É só usar o formulário abaixo mas lembre-se que os comentários do blog são moderados e que para aparecerem aqui devem seguir os critérios de aprovação indicados neste link. Dê uma lida antes de enviar o seu!

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
Voltar para a home
  • Nossos amigos brasileros curtindo lá neve con nossos guías y motorista Nicolás ☃️☃️☃️ #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Vinícola Undurraga 🍷 🇨🇱#lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Hoje en Cajom do maipo ☃️🇨🇱#lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Vinícola Concha y Toro con nosso Guia e Motorista Nicolas 🇨🇱#lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Embalse el Yeso ☃️ 🇨🇱#lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Vinícola Concha y Toro 🇨🇱#lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Uno de los melhores passeios de este ano 2017 ☃️ Cajom do maipo - Embalse el yeso ☃️ vc está vindo agora en Junho - Julho - Agosto ?😱 fique à vontade para fazer suas perguntas 🇨🇱🇧🇷#lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Passeios Viña del Mar - Valparaíso con nossas Lobas Brasileiras (#lobas ) en Reloje de Flores 🇨🇱🇧🇷#lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • City Tour Santiago con nossos Guia - Motorista Nicolas com nossas amigas Brasileiras (#lobas ) en morro Santa Lucía 🇨🇱🇧🇷#lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Piquinique en Cajom do Maipo - Embalse el yeso ☃️☃️☃️ #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Nossos amigos brasileros curtindo lá neve con nosso guia Felipe en Vale nevado ☃️☃️☃️ #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos
  • Olha gente hoje en vale nevado con nosso guia Felipe y nosso motorista Nicolás ☃️☃️☃️ #lucerotravel marcando a diferença 🇨🇱🇧🇷
-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos