08/10/2015
16
Aspectos Culturais

10 maneiras de reconhecer um brasileiro em Santiago

Haz clic aquí para leer en Español. | To read in English, click here.

“Eu nem abri a boca e os chilenos já sabiam que eu era brasileiro. Como assim, Fê?”

Essa frase eu escuto sempre e também já me fiz essa pergunta um dia mas hoje, após conversar com muitos chilenos e até com o passar dos anos, eu também sei notar de longe um brasileiro sem que ele precise falar. Santiago recebe muitos turistas, então com certeza os chilenos sabem reconhecer eles também mas o brasileiro deixa 10 coisas bem evidenciadas e nem é o portunhol. Olhem só:

brasileiros1) Entra em lugares fechados mas não tira o casaco

Quem já esteve aqui no inverno com certeza reparou que os lugares fechados, desde o hotel até o restaurante, sempre são aquecidos. Por hábito, as pessoas que moram aqui ao entrar em qualquer porta já tiram o casaco porque pelo costume com o clima elas certamente acharão que ficar de casaco em lugares fechados é sinônimo de passar calor. Como a maioria (a maioria, não quer dizer que sejam só estes) dos estrangeiros por aqui são europeus, americanos e brasileiros, o que não tira o casaco só pode ser brasileiro. E em 90% dos casos é mesmo.

2) Super Produção

Já contei aqui sobre hábitos nossos que os chilenos acham legais ou diferentes e um deles é o fato de nos considerarem super produzidos. Se lá longe vem caminhando uma mulher com salto ou com uma bota mais elaborada, casacos ou jeans com lavagens diferenciadas, muitos acessórios, cabelo e maquiagem impecáveis e uma bolsa que não seja dessas que vai cruzada na parte da frente e pequena; essa mulher certamente é brasileira.

3) Camisas de Futebol e Havaianas

Os homens também não precisam falar para que um chileno reconheça que ele é brasileiro. Basta que ele saia exibindo sua camisa do Brasil ou do seu time no Brasil, ou da seleção chilena ou de algum time local, ou ainda de alguma seleção no mundo. Brasileiros sempre desfilam camisas de futebol por aqui e com um belo par de havaianas.

4) Porte Físico ou Cor da Pele

Os únicos negros no Chile ou são haitianos ou são do Brasil, portanto essa é uma característica que pra eles também está associada ao nosso país e eles gostam disso, acham diferente e bonito. Em geral, os homens e mulheres brasileiras são mais altos que os chilenos e os corpos tem mais curvas. Essas são outras características que fazem com que eles identifiquem de longe um brasileiro sem que ele precise dizer de onde vem.

5) Gesticulam Demais e Falam Alto

Não é novidade que falamos com as mãos e quase gritando, né? Pois é, os chilenos também já sabem disso.

6) Garrafa de Água, Celular e Câmera

Já contei nesse post que aqui todo mundo toma água da torneira porque não tem problema nisso mas também contei que a água tem um sabor que o brasileiro geralmente não curte, portanto andou com garrafinha de água dessas que tem o rótulo da marca, há uma grande chance de ser brasileiro, já que em boa parte da América do Sul e da Europa a água é igual a da aqui. Outro ponto é que no quesito foto eles nos comparam com os japoneses: sempre estamos com celular ou câmera nas mãos.

7) Muitas Sacolas

Frase unânime entre chilenos: “quer conhecer brasileiros? Vá ao Parque Arauco e repare nos que carregam mais sacolas.”  hahaha.

8) Muitos Vinhos

Se parar no supermercado, demorar um pouco mais de 10 minutos na parte dos vinhos, ficar procurando o vinho que anotou e depois encher o carrinho, é brasileiro. Se levar algo da Concha y Toro, é brasileiríssimo.

9) Ficam perdidos na hora de atravessar as ruas

Putz, isso é verdade. Mesmo morando aqui eu demorei para acostumar com o fato de que quando o farol abre para o pedestre também abre em uma das vias para os carros. Só que os carros sempre esperam o pedestre passar, então a pessoa que fica titubeando para passar, é estrangeira e segundo os chilenos, se esperar até o próximo farol abrir para ter certeza que é assim mesmo que funciona, é brasileiro pois os chilenos que foram ao Brasil sabem que em muitas cidades, passar junto com os carros é um risco dos grandes rsrsrs.

10) Guardam folhas de outono

O outono deixa a cidade muito linda, com folhas secas por toda parte mas apesar de lindas ninguém leva pra casa. O brasileiro faz um book fotográfico e ainda leva algumas.

Ai gente, e não é que eles tem razão? Achei bem divertido e verdadeiro. Lembrando que o post não é uma crítica, é apenas uma resposta a quem queria saber porque nos identificam antes mesmo de falarmos um “pero que sí, pero que no” hahahaha.

 

 

Deixe um comentário
Quer deixar um comentário? É só usar o formulário abaixo mas lembre-se que os comentários do blog são moderados e que para aparecerem aqui devem seguir os critérios de aprovação indicados neste link. Dê uma lida antes de enviar o seu!

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
16 comentários
  1. Celio - 08/10/2015 - 08h40

    HAHAHA super verdade, eu tbm percebi isso quando estava por ai.
    Consegui identificar alguns brasileiros tbm

    • Fê La Salye - 25/10/2015 - 17h54

      hahahahah é bem engraçado isso.

  2. Lafer - 10/10/2015 - 19h43

    Estava eu parado em uma rua sem semáforo, esperando não passar mais carro, quando uma voz, em português, gritou comigo: “Pode passar que aqui o carro para”.
    Atravessei a rua, meio ressabiado, e descobri que o cara era um mineiro, negro, há vinte anos morador de Santiago.
    Foi divertido.

    • Fê La Salye - 25/10/2015 - 17h51

      hahahaha é bem isso. Sabemos de longe quem é de fora. Beijos!

  3. Priscila Renata Borges - 26/10/2015 - 10h18

    Pigmento F Gostamos muito! Pena que ficamos somente tres dias, mas foi o suficiente para ver como tudo é lindo! Conseguimos ir ao Vale Nevado, Val Paraiso e Vina Del Mar, Alem de conhecer algumas Vinicolas, comprar ótimos vinhos e visitar uma doceria (Fábrica) na volta de Val Paraiso e poder experimentar o famoso Chilenito!!! Fomos super bem recepcionados pelos guias que fizemos esses passeios, os quais nos deram uma aula de história! Muito bom!!! Recomendo e com certeza voltaremos!!!!

  4. Amanda Araujo - 26/10/2015 - 17h16

    Kkkk não sei Bem ..estou conhecendo um chileno sim já um tempinho

  5. Adriane Assis - 17/12/2015 - 23h46

    Bem isso quando estive em Santiago no ano passado. Também fui reconhecida por: ter botas limpas, cabelo cacheado, limpo e “armado” e unhas feitas. Inclusive, uma turma de crianças me parou em Cerro Santa Lúcia pedindo pra pegarem no meu cabelo. Imagina como não sai de lá… rs

  6. Thais - 19/01/2016 - 23h52

    Que incrível kkkkkk

    • Fê La Salye - 22/01/2016 - 14h09

      E sem precisar falar rsrs.

  7. Mizia - 21/02/2016 - 22h55

    Fernanda, muito legal esse post. Estou com minha irmã em Santiago e dos 10 fatos mencionandos, concordamos com a maioria…. Embora ainda seja verão, uma das primeiras coisas que fizemos foi pegar uma folha outonal…. Elas são comuns na Europa e por lá também já pegamos várias! Quanto às calçadas, o que mais nos despertou a admiração foi a acessibilidade!!!! Nota 1000 para Chile. A cidade é perfeita para idosos, cadeirantes e deficientes visuais. A cidade é limpa, o povo agradável e o calor de derreter o cérebro justamente a partir das 3:30 da tarde mais ou menos. Pena que nosso dinheiro esteja tão desvalorizado. Não fizemos valer a história das sacolas do Parque Arauco. Mas passamos uma linda manhã admirando o Parque Araucano, com suas alamedas sombreadas com muitas rosas de todos os tipos, cheiros e tamanhos e a Cordilheira ao longe cheinha de neve lá bem em cima!

    • Fê La Salye - 29/02/2016 - 16h26

      Mizia, infelizmente o real nao está valendo nada mesmo, uma pena. Que bom que gostou da viagem. Beijos!

  8. Patrícia - 22/10/2016 - 23h11

    Eu ri de tudo! Principalmente da maquiagem impecável, que para nós é tão comum, aquela básica mesmo, mas que aqui, chama muiiiiito a atenção. Adorei! Bjs.

  9. Fabi - 10/11/2016 - 09h14

    Olá Fê,

    Você teria o post “O que esperar do Chile em Dezembro e Janeiro”? Eu não encontrei.
    Parabéns pelo blog. Muito bom!

    • Fê La Salye - 13/12/2016 - 10h43

      Tenho sim. Menu Chile/Roteiros/Para cada Mês. Obrigada!

      • Fabiano - 01/02/2017 - 11h07

        Faltou aí quanto vê no pé um tênis da osklen e os que usam roupa branca na virada do ano ! Rsrs

        • Glaucio - 06/06/2017 - 20h00

          Calça jeans + tênis + camiseta.
          Se ver alguém com esta combinação na rua, é 100% de chance de ser brasileiro.

Voltar para a home
  • A turma mais animada da temporada “los buenos para el weveo” , já estamos com saudades !🙁 boa viagem amigos, até mais ❤️! -
Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Que beleza mais impresionante galera 😍 Banhos Termais del Plomo 😳🌋
-
Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • 📌 Relógio das Flores, Viña del mar 🌊🇨🇱 -
No ano 1962 foi o mundial de fútbol no Chile, e Viña del mar recebeu presentes dos países que visitaram a cidade, aí Suíça deu o relógio sendo uns dós puntos turísticos mais visitados na cidade.
-
Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Embalse del Yeso ☃️👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • 📌”We are not hippies, we are happies” , Art believe, 2014, Valparaíso -  Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • 📌 Relógio das Flores, Viña del mar 🌊🇨🇱 -
No ano 1962 foi o mundial de fútbol no Chile, e Viña del mar recebeu presentes dos países que visitaram a cidade, aí Suíça deu o relógio sendo uns dós puntos turísticos mais visitados na cidade.
-
⚽️⚽️QUAL FOI O PAÍS QUE GANHOU O MUNDIAL NESSA DATA? - *espero suas respostas galerinha !!!!!! 🇧🇷 Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Valparaíso 👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Embalse del Yeso ☃️👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Olha gente 😱 caindo neve em banhos termais ☃️👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • si vc está pensado fazer Embalse el yeso mais banhos termais só ten falar con nos 👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence
  • Banhos Termais Colina hoje, si vc está pensado fazer Embalse el yeso mais banhos termais só ten falar con nos 👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence
  • Embalse el Yeso 🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence