16/01/2016
18
DICAS ÚTEIS

Lei Seca: Chile não permite beber em locais públicos

Haz clic aquí para leer en Español. | To read in English, click here.

Já contei no Facebook e no Instagram algumas vezes que no Chile não é permitido beber em lugares públicos e que os policiais realmente fazem a lei ser cumprida.

Como essa lei é bem diferente para os brasileiros, resolvi detalhar aqui como funciona.

bar-congress-drinks

  • Lei

Não pode beber nas ruas, praças, parques e locais públicos de todo o país.

  • O que acontece se eu beber nestes lugares? 

Se um policial te encontrar bebendo em locais públicos ele tem autoridade para:

– Cobrar uma multa de até 1 UTM – Unidade Tributária Mensal – que conforme indica neste link, até o momento é de aproximadamente 44.000 pesos chilenos, que na cotação de hoje (16 de janeiro de 2016) é de 172 pesos chilenos cada 1 real, o que seria aproximadamente 250/255 reais;

– Dar uma intimação para se apresentar diante de um juiz caso não pague a multa e o juiz decide como será a pena, onde uma das condições é a obrigatoriedade de prestar serviços voluntários à comunidade por determinado período;

– Levá-lo a uma delegacia se achar necessário. Você não será preso mas ficará ali para prestar depoimentos;

– Manter você na delegacia por até 6 horas até melhorar, caso seja constatado que está em um nível alcóolico que não permita ficar em locais públicos. E se estiver correndo riscos podem até levá-lo para um hospital com presença policial;

– Punir pessoas e estabelecimentos que ofereçam ou vendam bebidas alcóolicas para menores de 18 anos;

– Punir bares, baladas, centros de eventos e outras empresas que não possuem autorização para comercializar bebidas em sua área externa, ou seja, não é porque você está em um bar que pode beber nas mesas das calçadas ou no seu exterior. Os bares que permitem isso é porque possuem autorização para comercializar a bebida em sua área externa. Se determinado bar está em uma via ou bairro considerado pela legislação muito residencial ou de grande circulação que não seja turística, ele dificilmente terá autorização para comercializar bebidas na parte exterior. Isso explica porque ao andar por Santiago você não encontra um bar a cada esquina, apenas em locais de vida noturna conforme o link indicado.

– Punir agências de turismo que ofereçam tours com bebida alcóolica em lugares abertos ou públicos que não tenham autorização para isso. Se elas têm autorização, nenhum problema.

  • E se eu sou turista e não sabia disso? 

Um policial e até os moradores locais, conhecem um turista de longe. Obviamente você não será preso mas o policial tem autoridade para levá-lo a uma delegacia para prestar depoimentos, explicar como a lei funciona e até cobrar uma multa dependendo do seu estado de embriaguez ou por desacato à autoridade. Aliás, alguns leitores já me escreveram contando que passaram por isso, ou seja, não desafie uma lei ou um policial aqui.

  • E se eu conduzir embriagado?

Meu bem, se por beber na rua já acontece isso, imagine se for pego numa blitz?! Se você for turista o policial pode te impedir de continuar o passeio, levá-lo a uma delegacia e até cobrar uma multa se for necessário. Se você for residente, pode pagar uma multa superior a 5 UTM – Unidade Tributária Mensal, pode perder a carteira de motorista, pode ser levado para uma delegacia e pode até ser preso por 5 anos dependendo do grau de embriaguez. Portanto, se pretende degustar vinhos em uma vinícola, contrate uma agência/transfer pra dirigir por você ou leve um acompanhante que não beba.

  • Existe alguma festa pública em que se possa beber?

A única festa pública em que é permitido beber em lugares abertos são as Fondas, que são parecidas às festas juninas onde por 4 ou 5 dias de setembro o país comemora as Fiestas Pátrias. Estas festas são realizadas em parques da cidade, onde beber neles está liberado mas apenas durante os dias das festas e apenas dentro das regiões demarcadas para isso dentro dos parques.

  • Curiosidades:

– A lei é somente para a bebida alcóolica e visa manter a tranquilidade do país, a segurança no trânsito, a manutenção  e o respeito pelos locais e vias públicas e zonas residenciais.

– No Chile o vinho é muito barato e em 8 meses do ano faz frio, o que propicia um maior consumo da bebida. A lei garante um bom funcionamento de tudo.

– No Chile as pessoas fumam muito. Talvez seja pela proibição de beber em locais públicos mas é apenas um palpite.

Bem pessoal, é assim que a lei funciona e funciona de verdade. Prefiro avisar para que evitem problemas na viagem.

 

Deixe um comentário
Quer deixar um comentário? É só usar o formulário abaixo mas lembre-se que os comentários do blog são moderados e que para aparecerem aqui devem seguir os critérios de aprovação indicados neste link. Dê uma lida antes de enviar o seu!

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
18 comentários
  1. SANCHES - 16/01/2016 - 15h31

    Olá Fe, mais uma vez muito obrigado pelas informações, só gostaria de saber mais uma coisa. Caso o cidadão consuma álcool demais na noite, pode ser abordado na volta para casa andando na rua ou no metro claramente embriagado?

    • Fê La Salye - 17/01/2016 - 21h13

      Oi, tudo bem? Sim, será abordado sempre que se portar de maneira estranha e principalmente se ferir alguma lei. Nesse caso especificamente, seria abordado de estivesse visivelmente bêbado mas pra alertar porque não estaria bebendo na rua.

  2. ma_sp - 19/01/2016 - 18h59

    Oi Fe! Morei no Chile e em todo o tempo bebi na rua e nunca me aconteceu nada, mesmo em praça e parque com Carabinero circulando. Nem sabia dessa lei nada a ver. Beijos

    • Fê La Salye - 19/01/2016 - 19h08

      Você teve uma TREMENDA sorte. A lei existe e já vi ser aplicada várias vezes, além dos leitores que já me escreveram porque foram punidos por isso. Qualquer chileno pode te confirmar. Pra falar a verdade acho a lei excelente. É uma boa medida de segurança, inclusive para quem bebe. Bjs

  3. ma_sp - 19/01/2016 - 19h37

    Não duvidei de você não Fe. Desculpe se passei essa impressão. Sei que não publicaria na sua página se não fosse para valer. Só achei engraçado não saber disso tendo morado anos em Santiago e ter bebido cerveja na frente de Carabineros sem problema. Adoro cerveja! rs Muito legal o post do projeto verão que você se aceite. Esses seus posts são demais Fe, ajuda tanto as pessoas; na boa você deveria se especializar nisso, posts do tipo “auto ajuda” porque fazem a gente pensar e ajudam de verdade, você fala o que se deveria falar. Parabéns!

    • Fê La Salye - 20/01/2016 - 14h29

      Realmente entendi isso mas obrigada por explicar. Acho que pode ter acontecido duas coisas: ou os carabineiros não te viram ou viram mas acharam que você era turista e estava num nível suportável pra não ir pra delegacia rsrs. De qualquer forma, por muito menos já vi levarem turistas por isso, inclusive conhecidos meus.

      Poxa, que legal que goste destes meus posts. Farei mais conteúdos reflexivos. Eu adoro posts assim mas não sabia que tanta gente ía gostar. Bjs

      • ma_sp - 20/01/2016 - 17h29

        Oba! Que legal que fará mais posts com conteúdos reflexivos! São muito bons! Os Carabineros devem ter achado mesmo que eu era estrangeira as vezes que bebi cerveja na frente deles. Mas fique tranquila, adoro uma cerveja, mas nunca exagerei! rs Sou super controlada! Suas leitoras não te fazem passar vergonha! rs A partir de agora vou evitar, vou pelo menos uma vez ao ano para Santiago a trabalho. Beijos

      • Rafael - 23/04/2017 - 04h49

        Olá, nossa! Realmente fiquei surpreso.

        Ano vem irei fazer uma viagem de moto ao Chile. Adoro cerveja e pela possuem

        Cerveja e pela postagem vi que não poderei abusar, aind

        a mais estando pilotando. . . Obrigado pelas dicas… Grande abraço

  4. Ana Amélia Mendonça - 28/01/2016 - 07h56

    Adorei!!!!
    Kkkkkkkkkkkk…
    Pronto tá definido. Bota retirada da mala.
    Tkssss!!!
    Bj

    • Fê La Salye - 28/01/2016 - 08h07

      Acho que viu isso em outro post e comentou neste né? hahaha Bjs

  5. juliana - 06/06/2016 - 17h31

    Parabéns pelas dicas sempre nos ajudando e nos preparando para as nossas viagens. Existe lei para quem fuma.

  6. mai - 01/07/2016 - 10h28

    oi fê! meu primeiro comentário aqui. estou indo morar ai em março…uhuuuu! pelo menos por 3 meses.
    já fui algumas vezes pro chile, ano novo tb é permitido beber nas ruas…não?! pelo menos em valpo era…
    estou adorando seu blog! bjsss

    • Fê La Salye - 18/07/2016 - 17h54

      Tudo depende da festa, do dia, de quem realiza o evento. Obrigada por acompanhar o blog! Bjs

  7. Paula - 27/02/2017 - 16h17

    Oi Fe.
    Vi em um vlog um casal bebendo vinho em plena neve, no Valle Nevado. Isso é permitido? Você sabe se posso levar meu vinho na mochila?
    Muito obrigada pelas dicas.
    Beijão

    • Fê La Salye - 13/03/2017 - 09h29

      Nao é permitido. Se fizeram isso é porque a agencia que levou eles tinha permissao para oferecer vinho no passeio. Ninguém pode beber em via pública sem autorizacao. Perdao pelos erros, meu teclado é espanhol. Bjs

  8. Túlio - 26/10/2017 - 12h03

    Olá Fê , então quer dizer que nem em shows de músicas e partidas de futebol vendem cerveja ??

Voltar para a home
  • Que beleza mais impresionante galera 😍 Banhos Termais del Plomo 😳🌋
-
Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • 📌 Relógio das Flores, Viña del mar 🌊🇨🇱 -
No ano 1962 foi o mundial de fútbol no Chile, e Viña del mar recebeu presentes dos países que visitaram a cidade, aí Suíça deu o relógio sendo uns dós puntos turísticos mais visitados na cidade.
-
Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Embalse del Yeso ☃️👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • 📌”We are not hippies, we are happies” , Art believe, 2014, Valparaíso -  Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • 📌 Relógio das Flores, Viña del mar 🌊🇨🇱 -
No ano 1962 foi o mundial de fútbol no Chile, e Viña del mar recebeu presentes dos países que visitaram a cidade, aí Suíça deu o relógio sendo uns dós puntos turísticos mais visitados na cidade.
-
⚽️⚽️QUAL FOI O PAÍS QUE GANHOU O MUNDIAL NESSA DATA? - *espero suas respostas galerinha !!!!!! 🇧🇷 Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Valparaíso 👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Embalse del Yeso ☃️👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • Olha gente 😱 caindo neve em banhos termais ☃️👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence #youtuber #blogger #tripchile #santiagodochile
  • si vc está pensado fazer Embalse el yeso mais banhos termais só ten falar con nos 👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence
  • Banhos Termais Colina hoje, si vc está pensado fazer Embalse el yeso mais banhos termais só ten falar con nos 👏🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence
  • Embalse el Yeso 🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence
  • Hoje foi passeio no Parqué Safari 🦁 🇨🇱-
-

Para mais informações só ten que adicionar a WhatsApp +56967101706 💪 🗻🍷⛄ -

#southamerica #bonitodemais #chile #trip #travel  #viagemincrível #viagem #chilelindo  #pigmentof #viagempersonalizada #feriasnochile #vallenevado #feriasnochile #dicapigmentof #brasil #santiagodechile #dicasdochile #conchaytoro #cajondelmaipo #santiago #turismochile #tripadvisor #travelgram #snow #embalseelyeso #cajondelmaipo @likechile #likechileamigos #certificateofexcellence